Mário Raposo tomou posse como reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) há cerca de dois meses. Nesta sua primeira grande entrevista fala de como a UBI é uma universidade do mundo e para o mundo, defende uma nova fórmula de financiamento das instituições de ensino superior, salienta a importância da rede alumni e destaca o facto da UBI ser hoje uma universidade europeia, com a criação da rede UNITA.
A Universidade da Beira Interior (UBI) associa-se, pelo seguindo ano consecutivo, à iniciativa ‘Setembro Dourado - Mês de Sensibilização para o Cancro Infantil’, promovida em Portugal pela Acreditar. A cor dourada da bandeira simboliza a "cor da força, coragem e da resiliência, adjetivos comuns a todas as crianças, jovens e respetivas famílias que passam por esta doença".
Uma proposta de tese de doutoramento realizada na Universidade da Beira Interior foi considerada uma das três melhores a nível mundial, no domínio da Gestão, Espiritualidade e Religião (Management, Spirituality, and Religion [MSR] no original), tendo recebido o MSR Dissertation Proposal Award pela Academy of Management (AOM), na 81st Annual Meeting of the Academy of Management, realizada virtualmente entre 29 de julho e 4 de agosto.
A Universidade da Beira Interior (UBI) acaba de apresentar o projeto UNITA Geminae a instituições de países de língua oficial portuguesa, que podem assim vir a ser parceiros da Universidade europeia UNITA - Universitas Montium, que agora se empenha na realização de parcerias com instituições de países externos à União Europeia.
A empresa UpHill, spin-off da Universidade da Beira Interior (UBI), conseguiu captar 3,5 milhões de euros para o desenvolvimento de um software de apoio à decisão médica, na sequência de uma ronda de investimento que teve como líderes a Brighteye Ventures e a MustardSeedMAZE, tendo contado ainda com a participação dos fundos Bynd Venture Capital e a Caixa Capital e o Grupo Luz Saúde. Ambas reforçaram, assim, o investimento na empresa.
A Universidade da Beira Interior (UBI) está no patamar 601-800 na edição de 2022 do ranking mundial elaborado pelo Times Higher Education (THE), que avalia mais de 1600 academias. Esta é o sexto ano consecutivo que a UBI integra o World University Rankings (WUR), evidenciando uma sólida presença entre as universidades de maior reconhecimento internacional.