A II Guerra Mundial (1939-1945) trouxe consequências económicas, demográficas, políticas e geográficas que atravessam o mundo, especialmente o continente europeu. A ascensão dos Estados Unidos da América, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e a criação da ONU foram as principais novidades desta altura
A Escola Superior de Educação da Lusofonia (ESEL) é uma instituição do Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO), integrada no Ensino Lusófona, o maior grupo de ensino superior privado em Portugal. A ESEL desenvolve a sua atividade em torno da formação de educadores de infância e professores, nas suas diferentes dimensões - formação inicial, pós-graduada e contínua.
Inserido na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, no Plano Anual de Atividades e no Projeto Cultural de Escola do Agrupamento, o projeto “Dar voz aos alunos” consiste na realização de Assembleias de Alunos, incluindo o 1.º, o 2.º e o 3.º ciclos da E.B. 2,3 João da Rosa; a operacionalização de programas como o Parlamento dos Jovens; o Orçamento Participativo das Escolas; ou as iniciativas ligadas à Rede de Escolas para a Educação Intercultural e Rede de Escolas Democráticas do Conselho da Europa, convidando a uma reflexão e operacionalização holística dos Direitos Humanos, da Cultura Democrática, da Educação Ambiental, da Literacia dos Media e da Diversidade Cultural.
Situada em pleno Centro Histórico da cidade do Porto, em Portugal, a Escola Artística e Profissional Árvore é herdeira das experiências pedagógicas do projeto conhecido como Cooperativa Árvore, que se desenvolveu a partir dos anos sessenta, do século passado, pensado por um largo número de artistas, intelectuais e professores, como forma de resistência e alternativa ao panorama cultural, artístico e educacional dominante nessa época de ditadura, constituindo-se como um movimento pioneiro do ensino artístico, técnico e profissional de novo tipo, muito influenciado pela experiência alemã da Bauhaus, pelo pedagogismo “self-government”, de António Sérgio, e pelas teorias das Escolas de base Steiner-Waldorf.
Em dezembro de 2018, o dia 24 de janeiro foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, para celebrar a educação e refletir sobre a importância da aprendizagem para o desenvolvimento e a paz.
Sendo a escola o local privilegiado de difusão dos diversos saberes e do desenvolvimento das competências, integrámo-nos como Escola Unesco no ano letivo 2022/2023. Porquê? Porque acreditamos que conseguimos mudar o mundo e fazer a diferença na nossa comunidade!
O Agrupamento de Escolas Severim de Faria é um dos maiores e mais emblemáticos Agrupamentos de escolas da região Alentejo.
O Agrupamento de Escolas de Manteigas integra oficialmente a Rede de Escolas Associadas da UNESCO, desde abril de 2022. Faz parte do território Geoparque Estrela e tem vindo, ao longo dos anos, a desenvolver diversos projetos e dado contributos, a quem nela estuda e trabalha, que vão ao encontro dos objetivos e dos ideais da UNESCO. Desenvolvimento sustentável, cidadania global, valorização do património natural da região, com um sentido humanista e solidário, fazem parte da nossa identidade.
O Agrupamento de Escolas Manuel da Maia em Lisboa, é, neste momento, um conjunto de 3 escolas públicas, com alunos desde os 3 anos até ao 9º ano de escolaridade, situada na zona de Campo de Ourique, Lisboa, Portugal.
Partindo de uma premissa fundamental da Convenção dos Direitos da Criança (1989) onde o interesse superior da criança deve ser sempre seguido (artigo 3º), no Colégio Brinca e Educa acreditamos que a livre expressão aliada à pedagogia participativa, são fundamentais numa aprendizagem significativa.
A Escola de Comércio do Porto (ECP) é uma escola profissional privada, com 30 anos de existência, especializada no setor do comércio e dos serviços e que tem vindo a desempenhar um papel fundamental na educação e formação dos jovens, bem como na formação e requalificação de adultos na sua área de influência. Os cursos profissionais, de dupla certificação, garantem simultaneamente a conclusão do ensino secundário e a preparação para uma profissão, não excluindo o prosseguimento de estudos.
Teve lugar na Escola Superior de Educação Jean Piaget Almada, no dia 30 de abril, o 20º Encontro Nacional da Rede das Escolas Associadas da UNESCO.
Teve lugar no Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, em Lisboa, no dia 12 de março, a I Conferência das Happy Schools em Portugal – Ação de Curta Duração, reconhecida e certificadas pelo Centro de Formação do Instituto Universitário Atlântica. Nesta Conferência, destacou-se o relatório publicado pela UNESCO, em 2016 – Happy School, a framework for learner well-being in the Asia-Pacific e a apresentação, pela Universidade Aberta, dos resultado preliminares.
O Agrupamento de Escolas de Campo Maior é uma escola UNESCO e, como membro desta rede, os projetos que temos vindo a desenvolver revelam o nosso compromisso em continuarmos a ser uma escola UNESCO.
Somos um Agrupamento que integrou oficialmente a Rede das Escolas Associadas da UNESCO em outubro de 2021, embora tenhamos iniciado o trabalho em outubro de 2020.
Decorreu na Biblioteca Municipal de Olhão José Mariano Gago, no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o 1º Encontro Regional da Rede das Escolas Associadas da UNESCO e das Bibliotecas Associadas à CNU da Região Algarve.
O Agrupamento de Escolas de Arronches integrou a Rede de Escolas Associadas da UNESCO em outubro de 2020 com o objetivo de prosseguir de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos pela rede e estabelecer pontes e parcerias com o intuito de promover a aprendizagem intercultural e a valorização do património.
Teve lugar no Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, em formato híbrido, o 19º Encontro Nacional da Rede das Escolas Associadas da UNESCO, sob o tema A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no âmbito da celebração de 2021 Ano Internacional da Paz e da Confiança - evento coorganizado pela CNU e pelo Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento.