Um estudo coordenado por uma investigadora da Universidade de Évora (UÉ) concluiu que mais de um terço dos estudantes do ensino superior já sofreu assédio sexual e cerca de metade foi alvo de assédio moral.
A Universidade de Coimbra (UC) foi considerada a instituição de ensino superior mais sustentável em Portugal e a 29.ª do mundo, de acordo com o ranking ‘Times Higher Education Impact Rankings 2023'.
A sessão solene do 37º aniversário da UBI ficou marcada pelas intervenções de Hugo Carvalho, presidente do Conselho Geral, que destacou a importância da UBI; de João Pedro Oliveira e Costa, presidente Executivo CEO do Banco BPI, que apresentou um conjunto de reflexões em torno dos grandes desafios sociais e económicos da atualidade; e de Pedro Jacinto, presidente da Associação Académica, que realçou o dinamismo da universidade.
“A UBI atingiu um nível de prestígio, qualidade, competência pedagógica e científica, uma imagem e um número de estudantes que a coloca entre as melhores universidades portuguesas e com uma forte presença internacional. Somos uma instituição viva, dinâmica, inovadora, empreendedora, capaz de enfrentar com sucesso as próximas décadas num caminho de afirmação e maturidade”.
O espaço exterior da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) acaba de ganhar uma zona arborizada com 70 espécimes de plantas e árvores, numa iniciativa desenvolvida pelo Grupo de Sustentabilidade da instituição para criar um espaço de fruição, com espécies da região e potencial medicinal.
A gestão do atendimento presencial no balcão dos Serviços Académicos da Universidade da Beira Interior (UBI) passou a ser feita através do “sigä”, um software de gestão de atendimento, o qual permite, por exemplo, além das senhas em papel, tirar senhas digitais via telemóvel, a partir da aplicação sigaApp, disponível das lojas oficiais de aplicações móveis para Android e iOS.
Hélder Vilarinho, membro da equipa do Projeto U*NIGHT – The UNITA Researchers' Night, participou na 11ª edição do SciComPT, congresso subordinado ao tema ‘Transformar’ e que decorreu em Bragança, de 3 a 5 de maio, com o objetivo de promover um encontro transversal, transparente e transformador das práticas dos comunicadores de ciência.
A Universidade da Beira Interior (UBI) e as instituições que constituem a Universitas Montium (UNITA) estão a desenvolver o projeto “EGAI - UNITA as a Model for Institutionalized University Cooperation: From the European Grouping of Economic Interest to the European Grouping of Academic Interest”, que visa testar a figura jurídica do Agrupamento Europeu de Interesse Económico (AEIE), composto por Universidades, e produzir a informação que permita transformar um AEIE num Agrupamento Europeu de Interesse Académico, permitindo o funcionamento de várias universidades, num mesmo projeto académico.
A empresa DeepNeuronic, fundada por Bruno Degardin e Vasco Lopes, estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Cidades e Territórios do Futuro, 32.º Digital Business Congress, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). O prémio distingue projetos e soluções de base tecnológica que demonstrem capacidade para tornar as cidades e os territórios mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.
Miguel Bastos Araújo, do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora é o novo coordenador do Conselho Científico das Ciências Naturais e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, enquanto Rita Payan Carreira, do Departamento de Medicina Veterinária, integra o Conselho Científico das Ciências da Vida e da Saúde. Maria de Fátima Nunes, do Departamento de História integra o Conselho Científico das Artes, Humanidades e Ciências Sociais.
A Universidade da Beira Interior (UBI), o Centro de Inovação do Turismo (NEST) e a Associação das Termas de Portugal assinaram um memorando de entendimento a 5 de maio, na Academia beirã, que cria um programa de Bolsas de Investigação para potenciar o sector do termalismo e promover o desenvolvimento de novos produtos e modelos de serviço.
A produção de energia solar fotovoltaica flutuante tem capacidade para exceder a meta nacional definida para 2030 em termos de energia fotovoltaica. Esta é a principal conclusão de um estudo conduzido por investigadores da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ), cujos resultados obtidos permitem concluir que a potência instalada em sistemas solares fotovoltaicos flutuantes consegue exceder a meta nacional de 7 GW, definida no PNEC 2030 para a energia fotovoltaica no setor da energia elétrica.
A Universidade da Beira Interior (UBI) está no top 10 das principais instituições de Ensino Superior portuguesas que registaram patentes internacionais, com um total de 40 patentes desde 2018, com 2020 e 2021 a serem os melhores anos do período analisado, com 12 e 10, respetivamente.
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) validou por seis anos o curso de 2.º Ciclo em Design de Moda, da Universidade da Beira Interior (UBI), o período máximo permitido por lei, ao considerar que o ciclo de estudos (CE) “dispõe de um corpo docente academicamente qualificado e especializado”, ao qual reconhece mérito não só pelo esforço e dedicação, destacando a colaboração com os alunos, para garantir o sucesso académico.
O Governo vai lançar em julho um programa de financiamento para que as instituições de ensino superior possam admitir doutorados com contratos precários para carreiras como investigadores ou docentes, revelou a ministra da tutela, à margem ciclo de conferências “Caminhos do conhecimento”, realizado em Évora, integrado nas celebrações do Dia Nacional dos Cientistas.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a ex-reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. A cerimónia decorreu, no passado dia 16 de maio, no Palácio de Belém. A professora e investigadora portuguesa que exerceu o cargo de reitora daquela universidade entre 2014 e 2022, tem um percurso ligado ao ensino e à investigação relevante, sendo agora reconhecido pela Presidência da República.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, deve ser alterado para que possa responder aos novos tempos da universidade.
Os presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Gerais das Universidades Públicas Portuguesas decidiram constituir-se num Fórum que pretende debater “o futuro das Instituições de Ensino Superior e em particular o papel dos Conselhos Gerais”. O evento teve o Alto Patrocínio do Presidente da República.