Os cerca de 750 reitores de todo o mundo reunidos, em Valência de 8 a 10 de maio, no V Encontro Internacional de Reitores Universia 2023 assumiram o compromisso de efetuar mudanças no ensino e aprendizagem, tendo em conta o mundo interligado e complexo, onde a tecnologia está a avançar exponencialmente.
A formação ao longo da vida e a importância das universidades na sociedade mereceram atenção por parte do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, da presidente do Santander, Ana Botín e do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, anunciou hoje que o seu ministério “está a negociar com o Primeiro Ministro e o Ministério das Finanças qual o montante do reforço no financiamento que vamos atribuir às instituições de ensino superior. Vamos ter em conta diferentes aspetos”.
O criador da World Wide Web, Tim Sanders-Lee considera que as novas tecnologias terão que ter novos protocolos (de segurança e funcionamento). No seu entender é importante que as pessoas voltem a ter o controlo.
Pedro Sánchez, presidente do Governo de Espanha, e Ana Botín, presidente do Banco Santander e da Universia, Ana Botín, inauguram na próxima terça-feira, 9 de maio, o V Encontro Internacional de Reitores Universia, que se realizará na cidade de Valência.
Na sua mais recente campanha de marketing, o Santander utilizou o software de Inteligência Artificial “Stable Diffusion” para criar um homem português típico baseado em fotos de 277 pessoas com idades entre os 18 e os 75 anos.
O V Encontro Internacional de Reitores Universia tem data marcada para os dias 8, 9 e 10 de maio de 2023 sob o tema “Universidade e Sociedade” e reunirá 700 líderes universitários de todo o mundo. A iniciativa resulta do forte compromisso do Banco Santander com o progresso. De Portugal estarão presentes 35 reitores e presidentes de institutos politécnicos.
A Fundação Santander Portugal acaba de abrir as candidaturas para 600 Bolsas ESG destinadas a profissionais de Pequenas e Médias Empresas (PME) que pretendam adquirir e desenvolver competências e conhecimentos na área do chamado ESG (Ambiente, Social e Governação), nomeadamente, em Portugal e no Mundo. A iniciativa tem as inscrições abertas até 16 de abril através da plataforma www.santanderx.com.
O V Encontro Internacional de Reitores Universia tem data marcada para os dias 8, 9 e 10 de maio de 2023 sob o tema “Universidade e Sociedade” e reunirá 700 líderes universitários de todo o mundo. A iniciativa resulta do forte compromisso do Banco Santander com o progresso rumo a uma sociedade mais sustentável, inclusiva e equitativa, numa aposta que a instituição oferece ao ensino superior há mais de 25 anos.
Ângela Sousa acaba de ser distinguida pela Universidade da Beira Interior (UBI), em parceria com o Banco Santander, com o Prémio Jovem Investigador, criado para reconhecer o mérito de cientistas da Academia que se distingam através da apresentação de projetos interdisciplinares que contribuam para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar humano.
A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, é a grande vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2023. O prémio conta com o apoio da Fundação Santander Portugal.
Ricardo Vinícius Dias Jordão é um dos vencedores do Prémio Científico Mário Quartin Graça 2022, uma iniciativa conjunta da Casa da América Latina e do banco Santander, que distingue anualmente as melhores teses de doutoramento realizadas em Portugal e na América Latina, e que celebra este ano a 13ª edição. Para além de Ricardo Jordão, foram premiados os investigadores Ana Oliveira e Priscila Monteiro, entre 60 candidatos.
A presidente do Banco Santander, Ana Botín, anunciou que o programa de Bolsas Santander para Erasmus vai continuar a expandir-se em 2023, com uma dotação de dois milhões de euros e 125 universidades parceiras.
O Prémio Primus Inter Pares, destinado a estudantes de Gestão, Economia e Engenharia tem as suas candidaturas abertas até 12 de fevereiro, no site www.premioprimusinterpares.pt.
O projeto “Desenho dinâmico de nanoemulsões de solvente verde hidrofóbico-em-água para melhor administração de bioativos/fármacos” é o grande vencedor da 15.ª Edição do Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA 2021/2022.
O Banco Santander organiza, em conjunto com o British Council, o programa “100 Bolsas Santander | UK English Summer Experience 2023”, o qual garante a aprendizagem de inglês num ambiente imersivo num campus universitário britânico, durante três semanas, em julho e agosto de 2023. As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de janeiro de 2023 na página Bolsas Santander.
A R-VES (Rede de Voluntariado no Ensino Superior), em parceria com a Fundação Santander, o Gabinete de Apoio ao Voluntariado e o Mercado Abastecedor da Região de Coimbra, promove o seu III Encontro Nacional.
A presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Oom de Sousa elogiou o trabalho de João Semedo (Johnson), fundador da Academia Johnson, dedicada à integração social de crianças e jovens de meios desfavorecidos, que faleceu, aos 50 anos, no passado dia 30 de novembro.