A Fundação Santander promoveu, no início deste mês, a Semana de Literacia Financeira para crianças e jovens, a qual incluiu várias iniciativas para os despertar para a importância de poupar e gerir de forma sustentável o seu dinheiro.
As candidaturas ao Prémio Valor IPCA/Santander Universidades, noa valor 1700 euros, estão abertas até ao dia 27 de novembro. O Prémio visa distinguir, em cada ano letivo, os estudantes que se diferenciem positivamente na vertente humana ou solidária, premiando a participação em atividades de práticas de cidadania ativa e de voluntariado desenvolvidas internamento no IPCA ou na comunidade exterior.
A Fundação Santander Portugal associou-se ao movimento internacional Code.org, o qual pretende “alargar o ensino da programação a crianças e professores em Portugal, potenciando e marcando a diferença no modelo educativo tradicional”, disse ao Ensino Magazine aquela fundação.
O Santander integra a lista Change the World 2023, da revista Fortune, sendo considerada uma das empresas que mais contribuem para tornar o mundo melhor. “A lista reconhece, anualmente, 50 empresas que estão a ajudar a enfrentar alguns dos maiores desafios da sociedade”, revela o Santander ao Ensino Magazine.
O Santander lançou duas mil bolsas de formação no domínio do ChatGPT, uma das ferramentas de inteligência artificial mais populares e que está a surgir como um importante aliado para gerar conteúdos, automatizar tarefas repetitivas ou resolver problemas. Os interessados devem inscrever-se até 23 de outubro, através da plataforma de Bolsas do Santander, disse ao Ensino Magazine aquela instituição.
A Fundação Santander Portugal, em conjunto com o Santander Universidades, acaba de lançar 1300 bolsas de estudo para apoiar financeiramente os estudantes universitários no ano letivo 2023/2024, disse ao Ensino Magazine aquela instituição. Os interessados devem inscrever-se até 15 de novembro através da plataforma de Bolsas do Santander.
No arranque de mais um ano letivo, o Santander reforça a sua presença nas Instituições de Ensino Superior, para apoiar os alunos, estando presente em 27 locais de matrículas, disse ao Ensino Magazine aquela entidade.
O Santander criou o Programa de Bolsas Santander Apoio Universitário que abrange o Politécnico de Beja. As candidaturas estão abertas até 15 de novembro deste ano.
Com o mote “Somos Todos Lobos”, o Santander apoia a presença da Seleção Nacional de Rugby no Campeonato Mundial que decorre em França entre 8 de setembro e 28 de outubro. O desafio de apoiar a seleção das quinas passa por envolver todos os portugueses, criando a maior alcateia do mundo.
O Banco Santander e a Fundação Oxentia lançam o Santander X Global Challenge | Cyberprotect the Future, um desafio global para startups e scaleups de 11 países – Portugal, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, México, Polónia, Reino Unido e Uruguai – que consigam oferecer soluções inovadoras para os desafios de cibersegurança que todos enfrentamos enquanto sociedade.
O maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo, na área da Educação, European Innovation Academy, decorreu entre 17 de julho e 4 de agosto, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Nesta iniciativa, o Santander Universidades disponibilizou 140 bolsas a jovens universitários portugueses para participarem no evento, que se juntaram a mais de 700 alunos, académicos, mentores e oradores de diversas nacionalidades, apaixonados por inovação, empreendedorismo e startups.
O Banco Santander, em parceria com o British Council, está a lançar uma nova edição online das Bolsas Santander | Online English Courses. O programa que oferece cinco mil bolsas para maiores de 18 anos residentes em 11 países: para além de Portugal, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, México, Polónia, Reino Unido e Uruguai.
Maria José Cardoso, de 24 anos, é a grande vencedora da 19ª edição do Prémio Primus Inter Pares, disse ao Ensino Magazine o Santander, que com o Expresso, organiza a competição. Com um Mestrado Integrado em engenharia Mecânica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade NOVA de Lisboa, a finalista tem agora a oportunidade de fazer um MBA numa prestigiada business school nacional ou internacional, à sua escolha.
Francisco Henriques, aluno do curso de Tecnologias e Design Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, foi o vencedor do 1º prémio do Concurso Nacional Poliempreende, o Prémio Comendador Rui Nabeiro, patrocinado pelo Santander Universidades, com o projeto Pit O’Gram.
O Banco Santander e o British Council têm abertas, até 31 de agosto, as candidaturas para cinco mil bolsas para cursos de inglês online. De acordo com o Santander Universidades, os cursos têm duração de 16 semanas e incluem 12 aulas online com tutores da instituição.
A professora Ana Moniz, que trabalha com autistas no Bombarral, venceu a edição 2023 do Global Teacher Prize Portugal, prémio que distingue o desempenho de docentes, anunciou o presidente honorário do júri, o pediatra Mário Cordeiro. Os 30 mil euros que o parceiro Fundação Santander garantiu ao prémio serão utilizados para aquisição de equipamentos didáticos.
O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) promoveu, de 12 a 15 de junho, a Semana Nacional do Empreendedorismo, numa iniciativa que teve o patrocínio do Santander Universidades e da Delta Cafés, e com financiamento comunitário do projeto Link Me Up – 1000 Ideias.
Os cerca de 750 reitores de todo o mundo reunidos, em Valência de 8 a 10 de maio, no V Encontro Internacional de Reitores Universia 2023 assumiram o compromisso de efetuar mudanças no ensino e aprendizagem, tendo em conta o mundo interligado e complexo, onde a tecnologia está a avançar exponencialmente.