Os estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) que se envolveram em 2023 num projeto para promover a saúde mental na comunidade académica no período pós-Covid-19, “aumentaram a sua capacidade de autorregulação emocional e de experimentar sentimentos de compaixão e preocupação pelo outro em relação ao período da pandemia” através da sua participação na iniciativa. Em sentido inverso, “diminuíram os seus níveis de ansiedade, apreensão e desconforto em contextos interpessoais de tensão”.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) organiza no dia 13 de março a quinta edição do Dia do Pensamento com a discussão sobre Inteligência Artificial, ansiedade ambiental nos jovens, literacia digital e desinformação.
O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, considerou que “o ensino politécnico traz conhecimento, talento, juventude, proximidade e valorização do território”, realçando que estas instituições de ensino superior “são a força motriz em várias cidades médias do país, aquilo que fez mexer, que preserva recursos e que capta pessoas”. Aquele responsável falava, no passado dia 22, no Dia do Politécnico da Guarda (IPG), durante uma sessão em que o Ensino Magazine, através do seu diretor, João Carrega, atribuiu uma bolsa monetária a um dos melhores alunos da instituição.
O Politécnico da Guarda assinalou, no passado dia 22 de janeiro, o seu Dia. Joaquim Brigas, presidente da instituição, aproveitou a ocasião para ser critico a algumas medidas que, na sua opinião, prejudicam o ensino superior no interior do país. Ao Ensino Magazine concretiza essas questões, destaca a importância da sua instituição no desenvolvimento da região e apresenta alguns projetos inovadores que o IPG tem em curso. Em respostas enviadas por email, fala ainda da oferta formativa e da candidatura para a construção de uma nova residência de estudantes.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai reorganizar os seus currículos e dar formação específica aos docentes para trazer alunos estrangeiros para os seus cursos, nomeadamente de universidades de França, Espanha, Roménia e Itália que integram a Rede de Universidades Europeias UNITA. Serão criados novos cursos, com inovações que irão aumentar a disponibilidade de serviços educativos digitais como cursos online, videoconferências, webinars, entre outros.
O Instituto Politécnico da Guarda está empenhado em levar ofertas formativas a outros concelhos do distrito. Em Foz Côa já funciona um Curso de Técnico Superior Profissional (Ctesp), numa parceria com a autarquia local, e para São João da Pesqueira está previsto outro. Joaquim Brigas, presidente do IPG fala de uma instituição dinâmica e com forte ligação ao tecido empresarial e ao território. Em entrevista, anuncia também a abertura de novas ofertas formativas em biotecnologia e nas áreas da educação e intervenção social.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai criar oferta formativa específica para todos os agentes que irão participar nas atividades do primeiro Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS) do país, o qual acaba de ser anunciado para a Guarda pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai abrir um novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão de Alojamentos Turísticos, em Vila Nova de Foz Côa, disse ao Ensino Magazine aquela instituição.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) será a sede na Região Centro do Observatório Nacional do Envelhecimento, garante o coordenador da rede nacional do Envelhecimento Ativo, Nuno Marques, durante a assinatura do acordo adesão do AgeInFuture – Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável do Interior da Região Centro – ao Observatório Nacional do Envelhecimento, numa cerimónia realizada a 12 de janeiro, na Guarda.
O Politécnico da Guarda realizou esta manhã um seminário sobre a Transição Digital e Sustentabilidade do contexto regional, no âmbito do projeto InovC+. No discurso de abertura, o presidente do IPG, Joaquim Brigas, afirmou que “a transição digital é uma oportunidade histórica para o Interior” que conjuga vários aspetos positivos ao mesmo tempo.
O Instituto Politécnico da Guarda quer construir novas instalações para a Escola Superior de Saúde e uma nova residência de estudantes. Em entrevista ao Ensino Magazine, respondida por email, Joaquim Brigas, presidente da instituição, explica como a sua instituição deve ser uma referência no desenvolvimento do interior do país.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) retomou as aulas e atividades presenciais no passado dia 19 de abril, seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde – DGS e da Direção-Geral do Ensino Superior – DGES para garantir a segurança de toda a sua comunidade académica.
O Instituto Politécnico da Guarda – em articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa e a DGES – deu início ao “Programa de testagem CVP – Ensino Superior”, no dia 21 de abril, no pavilhão das Residências.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a lançar o programa ‘Link Me UP – 1000 ideias’, dedicado à capacitação de estudantes para a criação de projetos inovadores em áreas que vão da sustentabilidade à cultura, em parceria com autarquias e empresas, como a Câmara Municipal da Guarda, o Aqua Village Health Resort & SPA, a Blossom Essence, a Green Flavours, a ASTA, a Escola Profissional de Trancoso, o Inovcluster – Associação de Cluster Agroindustrial do Centro e o Centro de Apoio Tecnológico ao Agroalimentar (CATAA).
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a investigar os benefícios das macroalgas na biomedicina e na cosmética, nomeadamente no processo de cicatrização e na regeneração da pele.
O Ensino Magazine atribuiu ao Politécnico da Guarda uma salva de mérito pelo trabalho desenvolvido por aquela instituição de ensino superior no desenvolvimento da região e do país.
O professor e físico, Fernando Carvalho Rodrigues, é o novo presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico da Guarda, tendo sido eleito por maioria.
O Instituto Politécnico da Guarda está a reforçar a sua relação com o tecido empresarial e associativo. Fruto dessa aproximação surgiram ofertas formativas pensadas pelas empresas e desenvolvidas pelo IPG.