A Associação Académica de Coimbra (AAC) acaba de enviar uma carta aos estudantes do ensino superior português em que repudia um eventual aumento de propinas, alegando que este vai piorar as condições de vida dos alunos.
O Teatro Municipal da Covilhã (TMC) teve lotação esgotada no espetáculo ‘Desertuna Sinfónico’, um concerto da Desertuna com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (OAUL), realizado a 14 de setembro, sob direção do maestro Tiago Oliveira, e com arranjos pelo compositor Bernardo Lima.
A Associação Académica de Coimbra (AAC) lançou uma campanha de recolha de bens de primeira necessidade para apoiar bombeiros e entidades locais devido aos incêndios.
‘Desertuna Sinfónico’ é o título do novo espetáculo que a Tuna Académica da Universidade da Beira Interior (Desertuna) e a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (OAUL) vã estrear no próximo dia 14 de setembro, pelas 21h30, no Teatro Municipal da Covilhã.
Representantes dos estudantes do ensino superior voltaram a entregar, no dia 5 de setembro, uma carta aberta ao Governo, insistindo para serem ouvidos pela tutela, e consideraram que as respostas aos problemas “são poucas ou nenhumas”.
Os estudantes do ensino superior vão continuar a poder ficar alojados em Pousadas da Juventude e o número de unidades disponíveis vai passar de 19 para 22, indica a Movijovem.
O Movimento Estudantil Nacional, que representa os estudantes do ensino superior, apelou aos políticos para desenvolverem um plano estratégico de valorização dos jovens para a próxima década, apostando nas áreas de democracia, empregabilidade, educação, sustentabilidade e comunidade.
Três estudantes portugueses conquistaram medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO-24) que se realizaram na semana passada no Cazaquistão, entre 305 participantes, de 81 países.
A Associação Nacional dos Estudantes de Medicina assina com o Conselho das Escolas Médicas um compromisso para ajudar a combater as carências financeiras destes estudantes, que prevê protocolos entre escolas e hospitais, podendo alargar-se a outros parceiros.
Um estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra foi condenado pelo tribunal a quatro anos e seis meses de pena de prisão suspensa por abusar de uma colega, após um ‘peddy tascas’, em 2021.
A Câmara Municipal de Coimbra recolheu 19,9 toneladas de resíduos no cortejo da Queima das Fitas, quantidade que foi enviada na totalidade para a reciclagem, informou a autarquia.
A Associação Académica de Coimbra (AAC) defende a criação de um Comité da Juventude Europeu, para permitir a participação de jovens na formulação de políticas comunitárias.
Estudantes do ensino superior vão manifestar-se em Lisboa no dia 21 de março para protestar contra o aumento do custo do alojamento estudantil, anunciaram as associações e federações académicas.
Alexandre Pinto Lobo foi reconduzido na presidência da Associação Académica de Castelo Branco, cujos órgãos sociais tomaram posse no dia 5 de janeiro, na Escola Superior de Gestão, em Idanha-a-Nova.
Ana Beatriz Calado é a nova presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, substituindo no cargo Henrique Gil, que nos últimos três mandatos liderou aquela associação. A tomada de posse decorreu no dia 13 de janeiro, no auditório do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora. Aquele momento foi precedido de uma outra cerimónia, que decorreu na sede da Associação, de homenagem aos seus antigos dirigentes, como o eurodeputado Carlos Zorrinho, fundador da Associação.
A nova Direção da Associação Académica de Coimbra tomou posse a 11 de dezembro, para o mandato de 2024. Assume funções a ‘Lista P - Por ti. Pela Académica’, que se candidatou à Direção-Geral e Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra. O evento teve lugar no Auditório da Reitoria, Polo I da Universidade de Coimbra.
O Turismo de Portugal e a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) assinaram um protocolo de cooperação para a promoção de Portugal enquanto destino turístico desportivo, no panorama do desporto universitário internacional.
Rui Oliveira foi reconduzido, no passado dia 7 de janeiro, como presidente do Conselho Nacional da Juventude.