A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro organizaram o VI Congresso Internacional sobre ‘Recuperação, Manutenção e Reabilitação de Edifícios’ (CIRMARE 2023), de 5 a 7 de dezembro, na Faculdade de Engenharia da UBI. O evento teve como tema central a “resiliência e adaptação de edifícios e cidades para as mudanças climáticas” e contou com o apoio do Ensino Magazine.
A sessão de abertura contou, entre outros convidados, com as participações da secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues, do reitor da UBI, e da diretora da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cláudia do Rosário Vaz Morgado.
O programa incluiu a realização de uma mesa-redonda onde participaram as autarquias locais parceiras do evento. O CIRMARE2023 contou ainda com palestras proferidas por especialistas convidados, onde os efeitos do clima e as medidas de mitigação foram objeto de reflexão.
O CIRMARE teve a contribuição de autores oriundos de nove países e provenientes de 36 instituições. Portugal esteve representado por investigadores de 17 instituições, sendo, naturalmente, o país de origem do maior número de participantes. Seguem-se o Brasil e a Espanha, havendo autores da China, Itália, Hungria, Polónia, Roménia e Federação Russa.
O evento teve os patrocínios das autarquias da Covilhã, do Fundão e de Proença-a-Nova, bem como pelas empresas Bau Special Solutions e Mapei. Teve ainda o apoio institucional de mais de três dezenas de entidades portuguesas e brasileiras, ligadas sobretudo aos sectores da engenharia, arquitetura e construção.