João Monteiro, docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior, desenhou o modelo 3D de um hidroavião usado na criação de um mural em Botwood, Canadá, em homenagem à heroica hospedeira de bordo Adele Jenkins que, em 1942 salvou cinco passageiros num acidente com um aparelho similar, mergulhando nos destroços.
A colaboração surgiu quando o artista Alemão Steffen Jünemann, responsável pelo mural, descobriu numa galeria internacional de trabalhos 3D alguns modelos de aeronaves criados por João Monteiro. O modelo do hidroavião foi desenhado no programa Rhinoceros e depois impresso em grandes dimensões em 3D, tendo aproximadamente três metros de envergadura e fazendo parte integrante do mural.
João Monteiro tem lecionado, entre outras, disciplinas de modelação 3D nas áreas do Design Industrial e da Engenharia, sendo autor de dois livros de referência nesta temática: ‘Modelação por Superfícies e Híbrida em SolidWorks’ (Edições Lídel, 2020) e ‘Modelação Clássica e por Subdivisão em Rhinoceros 7’ (Amazon, 2022).