Adriano Pedro, docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Portalegre, é o coordenador institucional do projeto CLINICALSIM, dirigido às Instituições de Ensino Superior de Angola, para melhorar a formação prática dos enfermeiros, desenvolvendo capacidades nas IES de enfermagem angolana.
A primeira reunião presencial decorreu, de 13 e 17 de fevereiro, na Cidade do Kuito (Angola). Em nota, o Politécnico de Portalegre explica que o projeto assenta na definição de uma abordagem euro-angolana para a formação prática em enfermagem; do processo de briefing/reflexão do aluno; e da produção de materiais de formação multimédia com casos de estudo reais em enfermagem.
Para além disso, a conceção, desenvolvimento e administração de ferramentas de gestão do Service-Learning para o serviço comunitário, para a clínica virtual: integração e desenvolvimento de uma plataforma digital comum para o apoio às práticas de enfermagem, são outros objetivos do projeto, a par da formação de professores.
São parceiros do projeto: Universidad Europea del Atlântico (Santander, Espanha); Universidade José Eduardo dos Santos (Huambo, Angola); Universidade Internacional do Cuanza (Kuito, Angola); Ordem dos Enfermeiros de Angola e Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal).