O Politécnico de Portalegre assinala, dia 25 de novembro, mais um aniversário. Com 3200 alunos, um número que desde 2019 tem vindo a crescer de forma sustentada, a instituição tem em curso projetos estruturantes e diferenciadores. Luís Loures, presidente do Politécnico, fala das novas residências e da requalificação das existentes, da construção da nova escola de pós-graduação no seu Campus, das intervenções na Escola de Educação e Ciências Sociais, em Portalegre, e de Biociências, em Elvas.
A Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design (ESTGD), do Politécnico de Portalegre, comemorou no dia 6 de novembro o seu 34.º aniversário, apresentando um novo nome, um número crescente de estudantes e uma oferta formativa ampliada.
A Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico de Portalegre comemorou o seu 52º aniversário no dia 12 de novembro, numa sessão solene que teve lugar no Auditório Dr. Francisco Tomatas, no Campus Politécnico. A abertura da cerimónia contou com as intervenções da diretora da ESS, Helena Arco; do representante da Associação Académica do Politécnico de Portalegre, Bruno Pinto; da vereadora da Câmara Municipal de Portalegre, Laura Galão; e do presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures.
O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), no âmbito do 2ProSMES (Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior), vai promover um ciclo de conversas sobre ansiedade, abordando um tema cada vez mais relevante para a saúde mental na comunidade académica. As sessões, que serão realizadas entre os dias 20 de novembro e 2 de dezembro, estão abertas a todos os estudantes, docentes e trabalhadores do IPP.
Os projetos desenvolvidos pela Santa Casa Da Misericórdia De Ponte De Sôr e pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, desenvolvidos com o apoio das incubadoras do Politécnico de Portalegre, venceram o Programa EDP Energia Solidária.O prémio, destinado a entidades com e sem fins lucrativos, especialmente nas áreas de apoio social, inclusão e eficiência energética, e energias renováveis, teve 94 candidaturas, sendo que apenas 13 foram vencedoras.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco está a assinalar 44 anos com investimentos elevados nas suas unidades orgânicas. António Fernandes, presidente da instituição, fala ao Ensino Magazine da nova residência de estudantes, da aposta em eficiência energética e da requalificação de diferentes espaços como o auditório da Escola Superior de Educação ou o refeitório da Escola Superior Agrária, transformado também num espaço de trabalho para os estudantes.
O Politécnico de Castelo Branco recebeu, recentemente, visitas de delegações da Xinxiang Medical University (XXMU) e da Região Oriental de Marrocos. No caso da visita chinesa, a comitiva incluiu o vice-presidente daquela instituição de ensino superior Chinesa, LUO Baojun, e ainda o diretor do Departamento de Recursos Humanos, LI Zaike, e JING Changgin, diretor do Centro Curricular e diretor Adjunto do Departamento de Assuntos Académicos.
A Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESGIN/IPCB) realizou, nos passados dias 8 e 9 de outubro, o Congresso de Direito do Trabalho e Gestão de Recursos Humanos.
A Universidade de Évora está a assinalar os 50 anos da sua refundação. Hermínia Vasconcelos Vilar, reitora daquela que é a segunda universidade mais antiga do país, em entrevista ao Ensino Magazine fala da excelência do ensino que ali é ministrada e dos projetos para o futuro, como o curso de medicina e a construção de um polo ligado à saúde, bem como de um novo campus.
O Instituto de Investigação e Formação Avançada, o IIFA, é a Unidade Orgânica responsável pelos programas de doutoramento, pelos mestrados ERASMUS MUNDUS e pela coordenação da atividade das unidades de Investigação.
A Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, recentemente criada, integra os Departamento de Desporto e Saúde e Departamento de Ciências Médicas e da Saúde, e tem vindo a promover múltiplas iniciativas, que visaram intervir nos 3 importantes pilares: Formação, Investigação, e a Extensão à Comunidade.
A Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus é uma unidade orgânica da Universidade de Évora (UÉESESJD), dotada de autonomia científica e pedagógica.
As áreas de atuação da Escola de Artes, constituem, hoje, um vetor estratégico estabelecido na Academia e no território envolvente. Esta tendência tem-se acentuado nos últimos anos, e a sua importância atingiu índices altamente satisfatórios, sendo um elemento crucial na ligação à comunidade. Recentemente, esta proximidade ganhou um novo impulso com a confirmação de que Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027 e com a consequente ligação da Universidade de Évora ao evento.
A Escola de Ciências Sociais (ECS) ocupa atualmente um dos edifícios históricos da cidade de Évora o Colégio do Espírito Santo, fundado em 1559, para instalar a Universidade, com formações muito centradas nas áreas das Humanidades e Ciências Sociais, como a Teologia, a Filosofia, a Gramática e Humanidades, e o Colégio Pedro da Fonseca. Por estes espaços passaram (e formaram-se) figuras incontornáveis da cultura portuguesa: Pedro da Fonseca, Luís de Molina, Manuel Severim de Faria, Luís António Verney, Augusto da Silva, Francisco Ramos, Carlos Zorrinho, entre outros.
Nos nossos tempos, em que o mundo é cada vez mais de curto prazo, é mais importante do que nunca perseguir o inesperado. Na verdade, é apenas praticando a ciência da descoberta que faremos descobertas verdadeiramente transformadoras e manteremos o nosso lugar na vanguarda. É uma linha orientadora da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Évora (ECT).
O Instituto Politécnico de Portalegre alterou a designação de duas das suas escolas. A Escola Superior Agrária de Elvas passa a chamar-se Escola Superior de Biociências de Elvas e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão adota a denominação de Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design.
A pró-presidente para a Internacionalização e Cooperação Institucional, Maria José D’Ascensão, acaba de ser eleita presidente da Comissão de Gestão do Consórcio ErasmusCentro, o qual integra os seguintes Politécnicos: Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Tomar e Viseu.
O Politécnico de Portalegre recebeu a visita do Reitor da Universidade da Luanda, Alfredo Gabriel Buza, e da presidente Emérita do Conselho Geral da Universidade de Luanda, Juliana Canga.
Adriano Pedro, docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Portalegre, é o coordenador institucional do projeto CLINICALSIM, dirigido às Instituições de Ensino Superior de Angola, para melhorar a formação prática dos enfermeiros, desenvolvendo capacidades nas IES de enfermagem angolana.
O Instituto Politécnico de Portalegre recebeu, de 6 a 9 de março, um grupo de 12 estudantes da licenciatura em Agronomia e do Mestrado em Agricultura de Precisão da Universidade da Basilicata, em Itália. A visita, realizada no âmbito do Erasmus, foi coordenada pelas docentes Paola D’Antonio e Costanza Fiorentino e teve início com uma receção da Câmara de Comércio de Itália em Portugal para troca de conhecimento no âmbito de projetos de ambas as instituições.
Com prémios pecuniários, patrocinados pelas entidades parceiras, distinguiram-se diplomados e alunos dos diferentes ciclos de estudos das quatro escolas do Politécnico de Portalegre.
O Instituto Politécnico de Portalegre distinguiu mais de uma centena de alunos. A cerimónia decorreu, no passado dia 1 de março, no Campus Politécnico.
Os estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) que se envolveram em 2023 num projeto para promover a saúde mental na comunidade académica no período pós-Covid-19, “aumentaram a sua capacidade de autorregulação emocional e de experimentar sentimentos de compaixão e preocupação pelo outro em relação ao período da pandemia” através da sua participação na iniciativa. Em sentido inverso, “diminuíram os seus níveis de ansiedade, apreensão e desconforto em contextos interpessoais de tensão”.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) organiza no dia 13 de março a quinta edição do Dia do Pensamento com a discussão sobre Inteligência Artificial, ansiedade ambiental nos jovens, literacia digital e desinformação.
O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, considerou que “o ensino politécnico traz conhecimento, talento, juventude, proximidade e valorização do território”, realçando que estas instituições de ensino superior “são a força motriz em várias cidades médias do país, aquilo que fez mexer, que preserva recursos e que capta pessoas”. Aquele responsável falava, no passado dia 22, no Dia do Politécnico da Guarda (IPG), durante uma sessão em que o Ensino Magazine, através do seu diretor, João Carrega, atribuiu uma bolsa monetária a um dos melhores alunos da instituição.
O Politécnico da Guarda assinalou, no passado dia 22 de janeiro, o seu Dia. Joaquim Brigas, presidente da instituição, aproveitou a ocasião para ser critico a algumas medidas que, na sua opinião, prejudicam o ensino superior no interior do país. Ao Ensino Magazine concretiza essas questões, destaca a importância da sua instituição no desenvolvimento da região e apresenta alguns projetos inovadores que o IPG tem em curso. Em respostas enviadas por email, fala ainda da oferta formativa e da candidatura para a construção de uma nova residência de estudantes.
O Ensino Magazine vai promover a segunda edição da corrida de kart dos reitores e dos presidentes. Esta iniciativa faz parte do programa do 26.º aniversário da nossa publicação e decorrerá no kartódromo de Castelo Branco, um dos mais recentes do país, inaugurado há cerca de três anos e que teve como embaixador o piloto português, Pedro Lamy.
O Ensino Magazine volta a marcar presença na Qualifica, um dos maiores certames de acesso ao ensino superior, realizados no nosso país. A presença da nossa publicação será concretizada com um expositor onde serão realizadas diversas atividades, com o sorteio prémios e vouchers para corridas num dos mais modernos kartódromos do país, em Castelo Branco, através de uma parceria com a Escuderia Castelo Branco. Serão também entregues a todos os visitantes exemplares das edições de janeiro e fevereiro do Ensino Magazine, de forma gratuita.
O Ensino Magazine está na Futurália, uma das maiores feiras de acesso ao ensino superior do País. No Parque das Nações, em Lisboa, de 20 a 23 de março todos os caminhos vão dar à FIL.
Parece que foi ontem. Passaram já 26 anos desde que o número zero do Ensino Magazine foi publicado. Neste percurso, que começou precisamente no ano em que a EXPO 98 trouxe o Mundo a Portugal, procurámos levar os mundos das academias às diferentes instituições e à sociedade, de uma forma objetiva e clara. Desde a segunda semana de fevereiro de 1998 que acompanhamos o pulsar da educação em Portugal com o rigor que o tema exige, procurando ser sempre um instrumento de aproximação entre as academias, as suas comunidades, o país e mundo da lusofonia.
Desde que foi fundado, em 1998, o Ensino Magazine já atribuiu, perto de duas centenas de bolsas de mérito académicas, monetárias, aos melhores alunos das instituições parceiras da nossa publicação.
O livro “Políticas educativas em confronto - Uma década de testemunhos sobre o Sistema Educativo em Portugal” é apresentado, no próximo dia 23 de março, em Lisboa, na Futurália, pelas 16h00, pelo Diretor-Geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato. A obra, coordenada por João Ruivo e João Carrega, surge na sequência dos livros “Políticas e Políticos da Educação” e “Políticas Educativas em Portugal”, já esgotados, os quais reuniram uma seleção de entrevistas efetuadas a diferentes atores do sistema educativo e cultural entre 1997 e o início de 2014, e publicadas no Ensino Magazine.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai reorganizar os seus currículos e dar formação específica aos docentes para trazer alunos estrangeiros para os seus cursos, nomeadamente de universidades de França, Espanha, Roménia e Itália que integram a Rede de Universidades Europeias UNITA. Serão criados novos cursos, com inovações que irão aumentar a disponibilidade de serviços educativos digitais como cursos online, videoconferências, webinars, entre outros.
A docente da Faculdade de Ciências, Amélia Nunes, foi reeleita, a 21 de novembro, para um novo mandato na presidência da Comissão de Ética da Universidade da Beira Interior (CE-UBI). António José Geraldes de Mendonça, docente do Departamento de Química, é o novo vice-presidente desta entidade.
A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro organizaram o VI Congresso Internacional sobre ‘Recuperação, Manutenção e Reabilitação de Edifícios’ (CIRMARE 2023), de 5 a 7 de dezembro, na Faculdade de Engenharia da UBI. O evento teve como tema central a “resiliência e adaptação de edifícios e cidades para as mudanças climáticas” e contou com o apoio do Ensino Magazine.
O ensino superior na Covilhã assinalou 50 anos. Meio século que o reitor da Universidade da Beira Interior considera fundamental no crescimento e desenvolvimento da Covilhã e da Cova da Beira. Mário Raposo, o primeiro reitor da instituição formado na universidade, não tem dúvidas em sublinhar que a “UBI refundou a Covilhã” e explica em que medida isso foi feito. Nesta entrevista fala do seu percurso na academia e as apostas que estão em cima da mesa. Critica também a estratégia da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em alocar poucas verbas do Portugal 2030, ao contrário do que sucedeu noutras regiões.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) está a investir cerca de um milhão de euros em obras de requalificação dos edifícios das suas escolas superiores Agrária e de Educação. De acordo com a instituição, a intervenção é concretizada no âmbito do Projeto Rede Politécnica A23, consórcio do qual é entidade líder e que integra os politécnicos da Guarda e Tomar.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) acolheu, em todos os seus cursos, cerca de dois mil novos alunos. Os números são adiantados pelo presidente da instituição em entrevista, respondida por email, a propósito do 43º aniversário do IPCB. António Fernandes fala ainda dos investimentos que estão a ser feitos nas escolas e na constituição da universidade europeia BAUHAUS4EU que terá um universo de 88 mil alunos.
O Ensino Magazine vai promover, ao longo de 2023, exposições itinerantes que juntam o saber e a natureza em ilustrações de Luísa Ferreira Nunes. A investigadora e docente do ensino superior mostra, através de aguarelas, diversos habitats e espécies, mas também aquilo que a ciência contribui para as nossas vidas.
Este mês assinalamos 25 anos e o número mágico de 300 edições. Acompanhamos o pulsar da educação em Portugal com o rigor que o tema exige, procurando ser sempre um instrumento de aproximação entre as academias, as suas comunidades, o país e mundo da lusofonia.
Orlando Quilambo, ex-reitor da Universidade Eduardo Mondlane, disse a propósito do protocolo de cooperação rubricado entre o Ensino Magazine e a maior instituição de ensino superior moçambicana (com mais de 30 mil alunos) que estávamos “perante uma parceria inteligente”. Esta frase acrescentou valor a uma outra, proferida por Ignacio Bergudo, no primeiro ano do Ensino Magazine,: “o ensino não tem fronteiras”.
Desde que foi fundado, em 1998, o Ensino Magazine já atribuiu, mais de centena e meia de bolsas de mérito académicas, monetárias, aos melhores alunos das instituições parceiras da nossa publicação.
O Ensino Magazine vai lançar, ao longo deste ano um novo volume do livro Políticas Educativas em Portugal. A obra coordenada pelo diretor da publicação, João Carrega, e pelo seu diretor fundador, João Ruivo, integrará um conjunto significativo de entrevistas que foram publicadas entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2023.
O Ensino Magazine vai promover, este ano, a corrida de kart dos reitores e dos presidentes. Esta iniciativa faz parte do programa do 25º aniversário da nossa publicação e decorrerá no kartódromo de Castelo Branco, o mais moderno do país, inaugurado há cerca de dois anos e que tem como embaixador o piloto português, Pedro Lamy.
O Ensino Magazine está a marcar presença na Qualifica, um dos maiores certames de acesso ao ensino superior, realizados no nosso país. A presença da nossa publicação é concretizada com um expositor onde serão realizadas diversas atividades. Será também entregue a todos os visitantes exemplares das edições de janeiro e fevereiro do Ensino Magazine, de forma gratuita. E ainda vamos sortear uma Nintendo Switch.
O Ensino Magazine volta a marcar presença na Futurália, uma das maiores feiras de acesso ao ensino superior do País. No Parque das Nações, em Lisboa, de 22 a 25 de março todos os caminhos vão dar à FIL.
La celebración de los 25 años de publicación mensual continuada de Ensino Magazine, por RVJ editores, de Castelo Branco, nos invita a reflexionar sobre un aspecto tan sugerente, y delicado a la vez, como el papel, la función y responsabilidad de escribir de forma periódica sobre la universidad, dando información y generando opinión entre los lectores sobre diferentes aspectos de la vida universitaria y los centros de educación superior.
O Instituto Politécnico da Guarda está empenhado em levar ofertas formativas a outros concelhos do distrito. Em Foz Côa já funciona um Curso de Técnico Superior Profissional (Ctesp), numa parceria com a autarquia local, e para São João da Pesqueira está previsto outro. Joaquim Brigas, presidente do IPG fala de uma instituição dinâmica e com forte ligação ao tecido empresarial e ao território. Em entrevista, anuncia também a abertura de novas ofertas formativas em biotecnologia e nas áreas da educação e intervenção social.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai criar oferta formativa específica para todos os agentes que irão participar nas atividades do primeiro Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS) do país, o qual acaba de ser anunciado para a Guarda pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai abrir um novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão de Alojamentos Turísticos, em Vila Nova de Foz Côa, disse ao Ensino Magazine aquela instituição.
A Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) comemorou o seu 50º aniversário nos dias 11 e 12 de novembro, com a inauguração da Exposição ‘Escola de Enfermagem/Escola Superior de Saúde | 50 Anos de História’.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre assinalou, no passado dia 7 de novembro, o seu 32º aniversário. A iniciativa permitiu ao seu diretor, Miguel Serafim, destacar o trabalho de “todos quantos ajudaram a construir a escola”.
O Instituto Politécnico de Portalegre assinala, dia 25, o seu 42º aniversário. Luís Loures, o seu presidente, destaca a evolução que a instituição teve nos últimos anos, ao nível de alunos, de investigação e de novas estruturas.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) esteve presente no 1º Seminário Internacional de Empreendedorismo e Empregabilidade do Egresso. O evento, organizado pelo Centro Paula Souza (CPS), enquanto Instituto de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, Brasil, teve como tema a Análise Multifatorial da Empregabilidade e Empreendedorismo, e como objetivo promover a troca de práticas, conceções teóricas e metodológicas acerca de indicadores de empreendedorismo e empregabilidade com os parceiros internacionais.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) acaba de ver renovada a certificação da capacidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), disse ao Ensino Magazine aquela instituição. Esta certificação é, no entender do IPCB, importante “para alcançar os seus objetivos com os requisitos aplicáveis aos serviços e atividades, assim como as obrigações de conformidade”.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) em parceria com a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, realizou nos dias 29 e 30 de setembro a Conferência Internacional ICOPEV, sobre Economia da Produção e Avaliação de Projetos .
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, considera que a questão dos alimentos é importante para o futuro. O autarca encerrava a sessão de abertura do Encontro Química dos Alimentos que levou à cidade albicastrense 300 congressistas de vários países, numa organização do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Sociedade Portuguesa da Química, onde a autarquia albicastrense teve um papel determinante.
A cidade de Castelo Branco acolheu, entre os dias 23 e 26 de outubro, o XVI Encontro de Química dos Alimentos. O evento decorreu no Cine Teatro de Avenida e juntou mais de 300 participantes.
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acaba de acreditar o mestrado em Gerontologia Social das Escolas Superiores de Educação e de Saúde Dr. Lopes Dias, por um período de 6 anos, tempo máximo previsto por lei.
O Politécnico de Castelo Branco é uma das 29 instituições de ensino superior portuguesas que assinaram a Carta de Compromisso para a criação da Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde, disse ao nosso jornal a instituição albicastrense.