As eleições para reitor da Universidade de Évora estão marcadas para 30 de março e, pelo menos, a atual titular do cargo, Hermínia Vasconcelos Vilar, e o professor da academia António Candeias já anunciaram que são candidatos.
O edital referente à abertura de processo de candidaturas a reitor da Universidade de Évora (UÉ) foi publicado no dia 5 de janeiro em Diário da República (DR), dando início ao período para a apresentação de concorrentes, o qual se prolonga até 04 de fevereiro.
Contactada no dia 5 de janeiro pela agência Lusa, a reitora da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar, que também é professora catedrática do Departamento de História da instituição, revelou que se recandidata ao cargo.
Também questionado pela Lusa, António Candeias, professor catedrático do Departamento de Química e Bioquímica da academia alentejana, revelou que pretende voltar a concorrer ao lugar, repetindo a candidatura de há quatro anos.
António Candeias manifestou a intenção de concorrer novamente em novembro passado, depois de, numa reunião do conselho geral da academia, realizada nessa altura, ter apresentado a sua demissão deste órgão, por questões éticas.
No edital agora publicado em DR, a UÉ assinala que o reitor “exerce as suas funções em regime de dedicação exclusiva”, sendo “eleito pelo conselho geral da universidade para um mandato de quatro anos”.
As candidaturas ao cargo estão abertas a todos os professores ou investigadores doutorados, nacionais ou estrangeiros, de qualquer instituição de ensino universitário ou de investigação e que se encontrem em exercício efetivo de funções.
“O reitor deve ser uma personalidade de reconhecido mérito e experiência profissional relevante e possuir uma visão estratégica adequada à prossecução da missão e dos objetivos da universidade, estatutariamente definidos”, pode ler-se no edital, assinado pelo presidente do conselho geral, Carlos Reis.
Segundo o calendário eleitoral, os interessados devem entregar ou remeter por via postal registada os documentos de candidatura até às 17:30 do dia 04 de fevereiro deste ano, estando o anúncio dos concorrentes admitidos marcado para o dia 04 de março.
Segue-se a audição pública dos candidatos, com vista à apresentação do respetivo programa de ação, que se realiza entre os dias 23 e 27 de março, estando a eleição agendada para o dia 30 de março.
A cerimónia de tomada de posse do novo reitor da Universidade de Évora está prevista para 11 de maio.
A atual reitora cumpre o seu primeiro mandato, após ter vencido as eleições realizadas em 2022, às quais concorreram também, além de António Candeias, os professores da UÉ José Bravo Nico, do Departamento de Pedagogia e Educação, e Paulo Quaresma, de Informática.