A Universidade de Évora acaba de lançar o projeto “Biblioteca Viva”, uma iniciativa promovida pelos Serviços de Biblioteca e Informação Documental, que pretende transformar a biblioteca num espaço aberto, inclusivo e participativo.
Ao Ensino Magazine, Noémi Marujo, vice-reitora para a Comunicação, Promoção Institucional e Informação Documental, explica que “a Biblioteca Viva pretende ser um instrumento de ligação entre a Universidade e a sociedade, promovendo o diálogo entre diferentes saberes, gerações e percursos de vida. Uma Universidade aberta à cidade é uma Universidade viva e, portanto, é precisamente esse o espírito que hoje iniciamos com a Biblioteca Viva”
No entender da vice-reitora "mais do que um espaço dedicado à leitura, a Biblioteca Viva irá acolher apresentações de livros e de projetos de investigação, dando voz a docentes e investigadores da Universidade de Évora. O objetivo é partilhar o conhecimento produzido na academia com a comunidade, promovendo a reflexão, o debate e a aproximação entre o meio universitário e a sociedade civil”.
A primeira iniciativa deste projeto decorreu, no dia 15 de outubro, na Biblioteca da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus e contou com a presença do Professor Manuel José Lopes, que apresentou a sua obra “Pensas que só acontece aos outros?! Narrativa e análise crítica de um percurso de doença oncológica” (Ed. RVJ Editores). A obra, que cruza experiência pessoal e reflexão científica, constitui um testemunho profundamente humano sobre a vivência da doença e a importância da empatia e da partilha de conhecimento.