A Universidade de Évora realizou, no passado dia 10 de dezembro, a terceira edição da iniciativa "Ciência na Biblioteca". O evento foi feito em parceria com a em parceria com a Biblioteca Pública de Évora.
O evento consistiu numa palestra dedicada ao tema “Inovação e Desenvolvimento Aeronáuticos em Évora: Projetos, Talento e Futuro”, conduzida por José Manuel Lourenço da Saúde, responsável pela Cátedra CEiiA de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Aquele responsável apresentou ainda uma reflexão prospetiva sobre o futuro da aeronáutica em Évora para além de 2029, antecipando o desenvolvimento natural do projeto LUS-222 e os caminhos possíveis para afirmar a região como polo nacional de inovação e indústria aeronáutica.
Em nota a Universidade adianta que o foco da sessão "incidiu sobre o trabalho científico e tecnológico que está a ser desenvolvido em Évora na área da aeronáutica, com especial destaque para dois projetos estruturantes da Cátedra CEiiA — ILAN-VR e AR-I&D — que ilustram o crescimento da investigação aplicada na Universidade".
Um dos pontos centrais da apresentação foi o enquadramento destes projetos no ecossistema tecnológico regional, atualmente reforçado pelo desenvolvimento do novo avião LUS-222, em curso no PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia. Este programa envolve mais de uma centena de engenheiros e representa um dos mais ambiciosos projetos aeronáuticos do país.
Citada na mesma nota, a vice-reitora para a Cultura e Comunidade, Ana Telles, que coordena a iniciativa, considerou que a temática desta 3ª edição “reforçou a ligação entre a investigação científica, a formação universitária e o desenvolvimento económico regional, sublinhando o papel estratégico de Évora no setor aeroespacial”.