Os professores Eduardo Marçal Grilo e Carlos Mota Soares acabam de tomar posse como membros cooptados do Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA) da Universidade de Évora.
Citado em nota enviada à nossa redação, Rui Salgado, diretor do IIFA, realçou importância da Assembleia, lembrando que a entrada dos dois professores acontece num momento de afirmação da Universidade e da investigação nela desenvolvida.
Recorde-se que ambos os professores e investigadores têm uma forte relação com a Universidade de Évora. Carlos Mota Soares foi presidente do seu Conselho Geral, enquanto que Eduardo Marçal Grilo é doutor honoris causa da UÉ.
Carlos Mota Soares e Eduardo Marçal Grilo são dois dos investigadores e professores mais respeitados no país, pelo que a sua cooptação para a Assembleia do IIFA constitui uma mais valia para a investigação na UÉ.
De resto, a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, reafirmou, na mesma nota, que a investigação é absolutamente central na missão da universidade, inclusive do ponto de vista financeiro.
De referir que em 2024 a UÉ tinha em execução 284 projetos de investigação, número que tem vindo a aumentar nos últimos anos.