O livro “Ensino Superior da interioridade à Europa das Universidades", é o mais recente livro do jornalista João Carrega e ex-presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora. A obra será apresentada, no próximo dia 4 de dezembro, pelas 17H00, na Universidade de Évora, pela vice-reitora Noémi Marujo, autora do prefácio. A sessão será presidida pela reitora da instituição, Hermínia Vasconcelos Vilar.
A obra reúne um conjunto de intervenções que o autor efetuou enquanto Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora e como membro fundador do Fórum dos Presidentes e Vice-Presidentes das Universidades Públicas Portuguesas.
O livro é editado com a chancela da Caderno do Século e a produção da RVJ Editores.
O jornalista, agora presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sublinha a importância das Instituições de Ensino Superior, não apenas como instrumentos decisivos na qualificação e investigação, mas também como fator de coesão social e territorial.
“Aquilo que as instituições de ensino superior localizadas no interior de Portugal representam para os seus territórios e para o próprio país nas suas diferentes dimensões, o modo como o poder central nem sempre olha com justiça (sobretudo orçamental) para elas, surgem evidenciadas numa linha condutora onde a criação de universidades europeias surge como algo decisivo”, refere João Carrega.
Para a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, o livro «Ensino Superior: da interioridade à Europa das Universidades» surge com um título sugestivo “escolhido por alguém que conhece bem o ensino superior português e os seus desafios. Com efeito, o ensino superior português é hoje e cada vez mais um ensino reconhecido internacionalmente pela formação que assegura e pela investigação que produz”.
Nestes textos o autor foca-se ainda no alojamento para estudantes, na burocracia do Estado, na resposta que a IES deram à pandemia (e parece que já foi há tanto tempo), no modo como o poder local nem sempre soube dar resposta aos desafios criados pelas IES e às suas necessidades, entre muitos outros aspetos.
A obra será apresentada pela vice-reitora Noémi Marujo, autora do prefácio e a sessão será presidida pela reitora da instituição, Hermínia Vasconcelos Vilar. Haverá também um momento musical a cargo de Gonçalo Pescada, docente da instituição.