A Universidade da Madeira (Uma) promoveu, nos passados dias 13 e 14 de março, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, o 1.º Congresso Internacional “Perspetivas Multidisciplinares sobre Género e Inclusão”.
O evento, organizado pela Comissão para a Igualdade e a Inclusão da UMa, em colaboração com o Centro Universitário de Investigação em Psicologia - Pólo Madeira e o Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa), teve como objetivo de promover um espaço de partilha e debate informado e aprofundado, essencial para a construção de sociedades mais justas e equitativas.
Segundo o programa divulgado pela UMa, "a sessão de abertura contou com as intervenções do reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes; da Secretária Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Ana Sousa; da cordenadora da Comissão para a Igualdade e a Inclusão, Cristina Pinheiro; e da Representante da Comissão Executiva do Congresso, Vanessa Cesário.
O Congresso incluiu sessões plenárias, comunicações individuais e painéis de discussão.
Ao longo dos dois dias do evento, foram debatidas "questões fundamentais sobre género, inclusão e as suas interseções com diferentes áreas do conhecimento e da sociedade. Os temas em debate incluirão expressões culturais do género, violência de género, justiça, inclusão no desporto, novas tecnologias e inteligência artificial, migrações e globalização, entre muitos outros", como explica a Universidade.