A Universidade de Évora promoveu, no passado dia 16 de abril, na Arena d’Évora, a primeira edição dos UE Games – Joga pela Saúde. A iniciativa, inovadora, pretendeu fomentar a coesão institucional e a convivência saudável entre os três principais pilares da Universidade de Évora: estudantes, docentes e funcionários técnicos e administrativos.
O evento combinou provas físicas e mentais, promovendo “o espírito de equipa, o respeito mútuo e o sentimento de pertença à comunidade da Universidade de Évora”, explica a instituição. Em competição estiveram três equipas que representam a diversidade de elementos que compõem a instituição e que se defrontaram, amigavelmente, em jogos de futsal e desafios mentais, entre os quais um quiz sobre a cidade e a Universidade de Évora.
Os EU Games simbolizam “o compromisso da Universidade de Évora com a promoção de uma comunidade mais unida, participativa e ativa”, refere a UÉ, em nota enviada ao Ensino Magazine. Para Hermínia Vasconcelos Vilar, reitora da instituição, “esta primeira edição dos UE Games é demonstrativa do veio identitário que caracteriza a Universidade de Évora, a proximidade entre todos os membros da academia”.
João Nabais, vice-reitor para as Infraestruturas e Políticas para a Vida na Universidade, sublinha, na mesma nota, que “é deste tipo de encontros que nasce uma universidade melhor e mais coesa. De destacar ainda que esta competição integradora – UE Games, Joga pela Saúde - se associa à dinâmica já iniciada pela Universidade Saudável de promover estilos de vida e hábitos mais saudáveis e uma preocupação com todas as dimensões da saúde”.
Finalmente, Ana Beatriz Calado, presidente da Associação Académica da UÉ, acrescenta que “a Universidade de Évora é reconhecida pela união que aqui se vive e para nós estudantes é fundamental partilhar espaços com os outros grupos que fazem parte da academia. Acredito que seja uma iniciativa que será replicada noutras Instituições de Ensino Superior do país”. Para Cesaltina Pires, docente do Departamento de Gestão “ver professores, estudantes e funcionários reunidos num mesmo momento é fundamental e reforça o espírito de camaradagem que já existe e que caracteriza a Universidade de Évora”.
A organização dos UE Games – Joga pela Saúde esteve a cargo dos Serviços de Ação Social da UÉ em colaboração com a Associação Académica. Sérgio Pereira, funcionário dos Serviços de Ação Social da UÉ e membro da organização dos UE Games, sublinha que “o objetivo é que este evento perdure no tempo e que continue a contribuir para a envolvência entre todos os elementos da academia e seja representativo do espírito de união que tanto define a Universidade de Évora”.
Para Isália Morais, Chefe de Divisão dos Serviços Administrativos da UÉ, “sendo a Universidade de Évora o local onde passamos tanto tempo das nossas vidas, muitas vezes mais do que na nossa própria casa, é fundamental que existam iniciativas que promovam a boa convivência entre todos os membros que integram a Universidade de Évora”. “Este tipo de interação permite que conheçamos a realidade de cada um e promove a empatia num ambiente tão diverso como é a UÉ”, acrescenta. Para Vitor Martelo, funcionário dos Serviços de Ação Social da UÉ, “através deste encontro foi possível dar nomes às caras que diariamente se cruzam connosco e com as quais geralmente não criamos laços. Espero que estes UE Games não fiquem por aqui e que ganhem novos formatos e outras dinâmicas para envolver cada vez mais pessoas da academia”.