A Universidade da Beira Interior (UBI) alcançou um marco histórico ao entrar, pela primeira vez, no prestigiado Academic Ranking of World Universities (ARWU), conhecido como Ranking de Xangai. A instituição figura entre as 1000 melhores do mundo, no intervalo 901-1000, juntando-se a um grupo restrito de sete universidades portuguesas.
O ranking, que avalia mais de 2500 universidades globalmente, baseia-se em indicadores como a produção científica e a qualidade da investigação. Segundo a reitora Ana Paula Duarte, este resultado é "um motivo de orgulho para toda a comunidade académica", reforçando a credibilidade da instituição e o seu potencial para atrair talento e colaborações internacionais.
A reitora destaca também os efeitos positivos deste reconhecimento internacional na “atração de talento, tornando a UBI mais apelativa para estudantes, professores e investigadores nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que promove colaborações com universidades de topo, centros de investigação e empresas globais”.
Na edição de 2025, o Ranking de Xangai é liderado, uma vez mais, por instituições norte-americanas: Harvard, Stanford e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).