A Universidade da Beira Interior (UBI) participa no projeto de investigação Student Persistence and Degree Completion in Higher Education: Theoretical and Empirical Models (StdPerson), que estuda os fatores que influenciam a permanência e o tempo de conclusão dos cursos superiores.
A investigadora responsável, Maria Eugénia Ferrão, do Departamento de Matemática, conta com a colaboração de Paula Prata, do Departamento de Informática. O projeto pretende generalizar resultados de investigação prévios sobre o tempo de conclusão dos cursos, considerando fatores pessoais e institucionais, como diferenças entre universidades e contextos socioeconómicos.
O grupo de trabalho inclui investigadores de universidades portuguesas, da Austrália e do Brasil. A equipa visa contribuir para o debate sobre o papel das instituições de ensino superior em Portugal e para a melhoria do envolvimento dos estudantes, a prevenção do abandono e o aumento da taxa de conclusão dos cursos. O financiamento total é de 249.480 euros.