O projeto CAELUS foi o grande vencedor do ‘WIN-UBI: Concurso de Ideias de Negócio da UBI’, garantindo cinco mil euros para o seu desenvolvimento. Dinamizado por Artur Duarte Raposo, João Bartolo (ambos alunos de Medicina) e Rodrigo Lourenço (Engenharia Informática), propõe uma aplicação móvel com um algoritmo de Inteligência Artificial para deteção precoce de interações adversas medicamentosas em tempo real.
Esta edição do WIN-UBI foi a mais concorrida dos últimos anos, registando 16 candidaturas e um prémio monetário para estimular projetos inovadores com elevado potencial comercial.
Quanto ao UBI-Idea2You, que premiou propostas inovadoras de dissertações de mestrado, o primeiro lugar (1500 euros) foi atribuído a Inês Marques Silveira (Mestrado em Biotecnologia) pela ‘Validação clínica e tecnológica do biomarcador E7 do HPV para o desenvolvimento de um kit diagnóstico de lesões cervicais’.
Os outros premiados com 1500 euros foram Beatriz Teixeira Gonçalves (Engenharia Aeronáutica) na segunda posição, e Jorge Grade (Engenharia Eletromecânica) em terceiro lugar, com a ideia FoodShield – um sistema de purificação de ar ou água por radiação UV-C e Plasma. Os concursos foram dinamizados pelo UBINNOVATIVE Tech Transfer, estando inseridos nas atividades do projeto UI.CAP – Universidades como Interface de Capacitação para a Criação de Emprego Tecnológico, cofinanciado pelo COMPETE 2030 e Portugal 2030, através da União Europeia..