A Universidade de Évora (UÉVORA) acaba de ser nomeada para a Vice-Presidência do Grupo Tordesilhas, uma prestigiada rede académica que integra atualmente 63 universidades: 11 portuguesas, 20 espanholas e 32 brasileiras.
A informação foi veiculada ao Ensino Magazine pela academia alentejana. A reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, recorda que "a Universidade voltou a integrar o grupo Tordesilhas em 2022, reconhecendo a importância da cooperação com estas instituições de ensino superior do espaço ibero-americano".
No seu entender, esta nomeação “representa não apenas o reconhecimento do papel que a Universidade de Évora tem vindo a assumir no panorama académico internacional, mas também a consolidação de uma estratégia de longo prazo que privilegia a cooperação, a qualidade da investigação e a inovação partilhada entre instituições de Portugal, Espanha e Brasil”.
A nomeação foi oficializada durante o 24.º Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, que decorreu entre 9 e 11 de novembro, na Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), reunindo representantes de diversas instituições de Portugal, Espanha e Brasil, tendo a Universidade de Évora sido representada por Isabel Bico, diretora da Escola de Enfermagem São João de Deus.
Criado no ano 2000, o Grupo Tordesilhas tem como objetivo o desenvolvimento de parcerias académicas, científicas e culturais, promovendo o diálogo e a partilha de conhecimento no espaço ibero-americano.