A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) acaba de ganhar duas bolsas de investigação no âmbito do programa Horizonte Europa. As bolsas de pós-doutoramento Marie Skłodowska-Curie Actions, no valor global de cerca de 400 mil euros, foram atribuídas aos investigadores Júlio Crego e Marion Richard, reconhecendo a importância dos seus projetos de investigação em finanças e economia ambiental.
“É um enorme orgulho ver o trabalho dos nossos investigadores reconhecido a este nível. As bolsas Marie Curie são um verdadeiro símbolo de excelência e os projetos do Júlio Crego e da Marion Richard refletem o empenho e dedicação da Nova SBE com o impacto global da nossa investigação” afirma Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE.
O projeto de Júlio Crego (Price Multipliers in the Options Market, OPTDEM) tem por base uma nova linha de investigação que sugere que os ativos financeiros reagem à procura de forma semelhante a outros produtos, em contraste com a visão clássica de que existe uma procura inelástica para produtos financeiros. O de Marion Richard (Impact of Protected Areas and REDD+ Projects on Deforestation and Development in Low- and Middle-Income Countries, CARBONDEV), rá explorar de que forma os fatores sociopolíticos nos países em desenvolvimento afetam a eficácia dos projetos de compensação de carbono, com especial foco nos programas REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) e estudar as amplas consequências sociais e políticas dos projetos de conservação.