A estudante de mestrado da Universidade de Évora, Ana Rosado, foi reconhecida com várias distinções internacionais ao longo de 2024, disse ao Ensino Magazine aquela academia.
A cerimónia "Mulheres Fortalezas", realizada no Museu do Oriente, em Lisboa, no passado mês de dezembro, destacou isso mesmo.
"Entre os principais prémios recebidos por Ana Rosado, destacam-se o Troféu Mulheres Fortalezas – Empreendedorismo; O Prémio Carioca de Excelência Artística - Artes plásticas; o Troféu "Livro Destaque" de Feira do Livro de São Paulo – Literatura, como como o Prémio Salvador-Bahia de Literatura, Educação e Artes - Desenvolvimento Social e Cidadania", explica a Universidade de Évora.
Na nota enviada à nossa redação é salientado ainda o facto de Ana Rosado ter ganho "o Prémio Parisiense "'Homme de Vitruve - Inovação e Criatividade; Comenda Cora Coralina - Preservação do Património Cultural; o Título de Académica Imortal pela Academia de Letras e Artes de Goiás e o Prémio Personalidade do Ano 2024 – Excelência e Performance Geral Notável".
Para a UÉ, "as distinções refletem a multifacetada trajetória de Ana Rosado, que se destaca como artista, autora e académica".
Ainda em dezembro, a artista "foi coroada 1.ª Dama Miss Alentejo, promovido pelo Concurso Nacional de Beleza, e conquistou ainda o 2.º lugar no prémio Jovens pela Igualdade, uma iniciativa promovida pelo IPDJ e pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Esses prémios, conquistados em colaboração com várias associações, vieram coroar um ano de imensa dedicação e sucesso", diz a mesma nota.
Ana Rosado é mestranda em Ciências da Linguagem pela Universidade de Évora e membro fundadora de academias tanto em Portugal quanto no Brasil. A sua obra abrange diversos campos, incluindo livros mangá, ilustrações para livros e capas de revistas, além de exposições de arte. Ana é também reconhecida pelos seus artigos académicos e pela sua organização de eventos culturais, com destaque para a cultura japonesa.
Entre seus principais prémios estão a Comenda Cora Coralina, o Prémio Parisiense “L'Homme de Vitruve” e o Prémio Personalidade do Ano 2024. Para mais informações sobre a sua carreira e para acompanhar a sua jornada artística, Ana Rosado mantém uma presença ativa nas redes sociais, incluindo Facebook e Instagram.
Com uma trajetória notável e um 2024 repleto de conquistas, Ana Rosado segue a sua missão de promover a cultura e as artes, deixando um legado de excelência e inovação.