A Universidade do Algarve (UAlg) colocou 1.326 novos estudantes na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA). A taxa de colocação das vagas foi de 80,1%, superando em 0,5 pontos percentuais a média nacional. O CNA de 2025/26 é marcado por uma redução expressiva do número de colocados a nível nacional, o que afetou a UAlg, que registou uma quebra de 13,3% face ao ano anterior.
Apesar da quebra, em comparação com o período pré-covid, a UAlg apresenta um crescimento de 7,7%. Para o Reitor Paulo Águas, “os resultados da UAlg acompanham a tendência nacional, marcada pela introdução de condições mais restritivas no acesso ao ensino superior, as quais têm maior impacto junto dos jovens de famílias com níveis habilitacionais mais baixos e nas regiões com piores resultados nos exames nacionais do ensino secundário, como é o caso do Algarve”.
De 3 a 27 de setembro, vão realizar-se várias atividades sociais, culturais e desportivas, tendo em vista a integração dos novos estudantes no universo UAlg e na região. Também de setembro a novembro de 2025 decorrem workshops de sobrevivência, uma vez por mês, à terça-feira, no Campus da Penha (local a definir), e à quinta-feira, no Campus de Gambelas, anfiteatro D, de modo a dar respostas às possíveis dificuldades dos estudantes.