O Centro de Química da Madeira (CQM) acaba de reforçar a sua presença no panorama científico internacional com uma missão institucional à China, que decorreu entre 25 de outubro e 3 de novembro, tendo sido liderada pelo professor João Rodrigues. A deslocação permitiu consolidar parcerias já estabelecidas e impulsionar novas oportunidades de cooperação com relevantes universidades chinesas.
Em Xangai, João Rodrigues integrou o painel de avaliação do laboratório estatal SKLFPM da Universidade de Donghua e apresentou uma palestra. A missão prosseguiu no campus de Haining da Universidade de Zhejiang, onde o CQM é parceiro no China–Portugal Belt and Road Joint Laboratory on Advanced Materials.
O investigador visitou o Transvascular Implantation Devices Research Institute, em Hangzhou, que utiliza inteligência artificial em testes de biomateriais, e o Museu do Grafeno, observando diversas aplicações industriais.
A Universidade da Madeira (UMa) é atualmente a instituição portuguesa que, proporcionalmente, apresenta o maior número de publicações científicas em coautoria com instituições chinesas, fruto destas parcerias estratégicas.