João Casteleiro, empresário, é o novo presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior. Terá mandato para os próximos quatro anos. "Graça Rojão, co-fundadora e diretora executiva da CooLabora - Intervenção Social, licenciada e doutorada em Sociologia pela UBI, vai ser a vice-presidente. Foi também escolhido o docente Bruno Costa para secretário do CG-UBI, refer a Universidade em nota enviada ao Ensino Magazine.
O novo presidente do Conselho Geral é licenciado em Engenharia Informática pela UBI e no último mandato foi vice-presidente do CG. Profissionalmente, teve passagens pela Portugal Telecom (de 2009 a 2011), como consultor informático, e, depois de ter integrado uma empresa de capitais franceses, fundou, em 2015, a Readiness IT. Esta empresa de soluções de IT e transformação digital evoluiu para o Grupo RiT, que conta com cerca de 550 colaboradores e tem escritórios em Lisboa, Porto e Fundão.
“Não fazia parte da expectativa, mas acho que, por princípio e por alguma influência familiar, não consigo dizer não à Covilhã e à sua principal instituição, a UBI”, disse, após a eleição.
Citado na mesma nota, João Casteleiro Alves lembrou o passado como ex-aluno e o princípio de “devolver à comunidade aquilo que ela dá”. Entende o CG como o órgão que supervisiona toda a atividade da Universidade e tem um papel importante nas decisões estratégicas da instituição. Neste âmbito, o próximo grande desafio é a eleição do Reitor, para o mandato 2025-2029. De acordo com o presidente do CG-UBI, a próxima reunião, a ter lugar em março, deverá estabelecer o calendário e o regulamento do processo, que se espera estar concluído “até junho”.
No último ato como presidente do Conselho Geral, Hugo Carvalho elogiou a UBI “pela capacidade extraordinária de atrair pessoas de alto gabarito na sociedade, como está à vista pelos novos membros externos”, e pelo atual Reitor, Mário Raposo. “Vou levar a UBI comigo e a memória de um Reitor absolutamente extraordinário que, desde aluno até Reitor, passando pelos cargos de vice-reitor e de tudo e mais alguma coisa nesta casa, deixa cá muito”, acrescentou.