A Universidade da Beira Interior (UBI) acaba de anunciar os seus primeiros cursos no formato MOOC (Massive Open Online Course). Destinam-se a jornalistas que trabalham para os media regionais e à comunidade e são feitos na plataforma NAU - Sempre a Aprender. Os cursos vão estar disponíveis naquela plataforma até 2 de julho de 2026
Ao Ensino Magazine aquela academia explica que o curso “Como noticiar a desinformação e capacitar as audiências” destina-se a jornalistas que trabalham para os media regionais. Já a formação “Como entender a desinformação e fortalecer a cidadania” tem como público-alvo os cidadãos em geral.
Na mesma nota é referido que "cada formação é constituída por quatro módulos, cada um com quatro aulas. A aprendizagem é feita ao ritmo do aluno"
Recorde-se que os "primeiros MOOCs da UBI foram desenvolvidos no âmbito do MediaTrust.Lab, projeto de investigação-ação que se debruçou sobre a desinformação local e que desenvolveu outras iniciativas de promoção de literacia mediática. Envolveu o LabCom, unidade de investigação da UBI, e a Universidade de Coimbra, tendo sido financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia", explica a UBI na mesma nota.
De referir que "a apresentação dos cursos decorreu no âmbito da iniciativa Desafios no Ensino Superior: Do presencial à distância, realizada a 3 de julho, em colaboração com a vice-reitoria para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade [6] e o Gabinete de Inovação Pedagógica da UBI".
A plataforma NAU é um serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desenvolvido pela FCCN, tem como missão promover o desenvolvimento digital, a inclusão e a literacia digitais, educação e qualificação da população ativa, sendo cofinanciada pela “Ciência Mais Digital” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).