A “Economia de Francisco - Portugal" (EoF), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e com o Ensino Magazine como media partner, realiza, no próximo dia 4 de julho, a II Conferência Economia Francisco - Portugal.
O evento decorre em formato online e terá sessões paralelas com workshops e cursos de curta duração. A submissão de trabalhos pode ser feita até 15 de maio. Após o evento, o comité organizador e o júri decidirão se concederão ou não os respetivos prémios. Os resultados serão publicados no site e os vencedores serão contactados por um membro da organização.
A II Conferência Economia de Francesco Portugal é mais uma das iniciativas da EoF Portugal que procura reunir jovens e seniores participantes num ambiente académico, plural e aberto à interação e discussão.
Para edição deste ano são 12 áreas de investigação abrangidas, a saber: Gestão e Dádiva; Finanças e Humanidade; Trabalho e Cuidado; Agricultura e Justiça; Energia e Pobreza; Negócios e Paz; Mulheres pela Economia; CO2 das Desigualdades; Vocação e Lucro; Negócios em Transição; Vida e Estilo de Vida; e Políticas para a Felicidade.
Além destas, há ainda espaço para trabalhos de temática livre, reforçando o convite a pessoas de todas as áreas do conhecimento.
Fiel ao princípio de inclusão, a EoF Portugal Conference não cobra qualquer taxa aos autores e participantes. Todos os resumos submetidos são revistos por pares, e os autores são convidados a apresentar os seus trabalhos. Apenas aqueles aprovados pelos revisores serão publicados nos anais do evento.
Como nasceu a EoF
Em maio de 2019, numa carta especialmente dirigida aos jovens, o Papa Francisco lançou um desafio a todos: participar num evento para (re)pensar uma “economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a devasta.”
A inspiração para esta reflexão foi Francisco de Assis, o santo que renunciou ao egocentrismo para dedicar a sua vida aos mais pobres, ao cuidado dos frágeis e à ecologia integral.
Assim nasceu a Economia de Francisco (EoF) – um movimento mundial impulsionado pelas novas gerações, mas que pretende envolver toda a sociedade na construção de uma economia mais sustentável, inclusiva e humana. Uma economia que não só integra a preocupação ambiental, mas também valoriza as relações e os vínculos que nos unem.
Em Portugal, a organização assumiu desde o início esta missão, dando origem à rede Economia de Francisco Portugal, que é composta por um grupo de estudantes, profissionais, professores e empreendedores unidos por este novo paradigma.