A Universidade de Évora vai abrir, já no próximo ano letivo, o novo Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde. Acreditado pela A3ES vai abrir com 20 vagas e as candidaturas começam a 27 de fevereiro.
Ao Ensino Magazine, a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, explica que “o novo ciclo de estudos está alinhado com os recentes desenvolvimentos da saúde na região Alentejo, nomeadamente com a construção do novo hospital na cidade de Évora. A conjugação do novo hospital, da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano junto desta infraestrutura e do Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde é uma oportunidade para impulsionar o progresso científico e tecnológico na área da saúde. É mais um compromisso da nossa instituição com a inovação e o desenvolvimento da região Alentejo, promovendo a sinergia entre ensino, investigação e prática clínica”.
Por seu turno, citado em nota enviada à nossa redação, o diretor do Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde, Ramiro Pastorinho, considera que este segundo ciclo “vem propiciar um prosseguimento de estudos na área da Saúde, colmatando uma lacuna há muito existente na oferta formativa da UÉ”.
Alinhado com um dos seis eixos estratégicos preconizados no Plano de Desenvolvimento da UÉVORA (2023/2026) - ‘Saúde e Bem-Estar’- “este mestrado é o mais recente exemplo do compromisso crescente da instituição com a formação graduada, pós-graduada e a investigação na área da Saúde”, sublinha Ramiro Pastorinho.
Recorde-se que os Centros de Investigação (particularmente o Comprehensive Health Research Centre, CHRC) e consórcios (Centro Académico Clínico do Alentejo, C-Trail, entre outros) que a UÉVORA acolhe/pertence, reforçam os alicerces que fundamentam a projeção da Universidade de Évora como um polo de dinamização do ensino e da investigação na área da saúde.