A Universidade do Algarve atribuiu este ano 107 Bolsas de Excelência, as quais foram entregues na 13ª edição das Bolsas de Excelência, numa sessão pública que decorreu, no dia 6 de fevereiro, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, no Campus de Gambelas.
A edição contou com a participação de 57 empresas e entidades e um apoio monetário de 74 579,00€. Desde o seu início, no ano letivo 2012/13, a iniciativa já premiou 774 estudantes, totalizando um apoio de mais de 626 560 mil euros. As bolsas pagam integralmente a propina do 1.º ano de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado, fixada em 697 euros.
São premiados os alunos que ingressam na Universidade do Algarve (UAlg) através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores. Também foram seriados para atribuição de Bolsa os estudantes colocados com a melhor nota, no respetivo curso, que ingressaram com uma nota de candidatura igual ou superior a 15 valores.
Na cerimónia, o reitor, Paulo Águas, agradeceu aos estudantes a escolha da Universidade do Algarve para prosseguirem os seus estudos e incentivou-os a lutarem pelas suas causas e a não ficarem indiferentes. “Reflitam bem, não deixem de ser jovens, acreditem naquilo que são e no que podem ser, tenham paixão, é muito importante estudar, mas também é muito importante crescer como cidadãos”.