A dissertação intitulada ‘Contributos do Exercício Físico para Qualidade de Vida da Pessoa Idosa’ é a vencedora da terceira edição do Prémio de Mérito Duarte Simões, promovido pelo Rotary Club da Covilhã (RCC). Ana Isabel da Graça Henriques é a autora do trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI).
O júri considerou a proposta “de extrema relevância para a sociedade” e enquadrada numa das áreas principais do Rotary, a "educação e a ação social”. A investigação visou compreender como a prática regular de exercício físico e cognitivo em pessoas idosas contribui para a perceção da qualidade de vida dos idosos que frequentam o Programa Memo-Move Fundão. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, tendo sido adotado um estudo de caso único, descritivo e exploratório
“A amostra foi constituída por 22 idosos, selecionados por conveniência, e os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os idosos”, descreve Ana Isabel Henriques. "Os resultados revelaram uma perceção convergente entre idosos e profissionais quanto aos benefícios do programa, tendo sido destacadas as melhorias no bem-estar físico e cognitivo, equilíbrio emocional e socialização.
O trabalho premiado teve a orientação do docente da UBI João Carlos Correia Leitão, sendo que o júri desta edição incluiu três elementos do RCC, um designado pela UBI, tendo a escolha recaído na docente Cristina Estêvão, e um elemento cooptado pelo RCC na sociedade civil e de mérito reconhecido: Regina Gouveia, vereadora da Câmara da Covilhã, responsável pelas áreas de educação e cultura.
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas, a Ricardo Carreira (Mestrado em Bioquímica), com o tema “The G protein-coupled estrogen receptor and the calcium-binding protein regucalcin: partners against prostate cancer?” e a Salomé Santos (Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde), com o tema “A saúde mental e a prática de exercício físico das sobreviventes de cancro da mama da Beira Interior de Portugal”.
O galardão foi criado para prestar tributo a Duarte Cordeiro de Almeida Simões, que teve um papel incontornável no desenvolvimento do Ensino Superior na Covilhã e deixou o seu nome ligado a vários empreendimentos regionais na Cova da Beira.