"A Universidade da Madeira é uma excelente escolha para os estudantes continuarem estudos no ensino superior". As palavras são do reitor da instituição, Sílvio Fernandes, e foram publicadas numa carta enviada à comunidade académica na sequência dos resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
"Os nossos cursos estão acreditados pela A3ES e orgulhamo-nos de ter elevados padrões de qualidade tanto no ensino como na Investigação científica e na capacidade de atratividade de estudantes internacionais", sublinha o reitor.
"Temos a garantia de que essa qualidade se há de manter e reforçar, com a entrada dos novos estudantes. A título de exemplo, a média de classificação, igual ou superior a 18 valores, dos estudantes colocados em primeiro lugar em alguns dos nossos cursos, é a seguinte: Artes Visuais (18,63); Bioquímica (19,5); Ciclo Básico de Medicina (19,42); Direção e Gestão Hoteleira (18,23); Enfermagem (18,03); Engenharia Informática (18,99); Gestão (19,65); Psicologia (19,23). Em termos gerais, a conjugação destes dados com o crescimento da média do último colocado, que é agora de 13,72 valores, consolida o rumo que temos seguido", acrescenta.
Na carta, Sílvio Fernandes refere que "entraram 469 novos estudantes na Universidade da Madeira. A UMa preencheu 65,7% do total de 714 vagas postas a concurso, restando 245 vagas para a 2ª fase. Seis cursos preencheram todas as vagas: Psicologia, Gestão, Enfermagem, Educação Física e Desporto, Educação Básica e Medicina; e dois cursos têm apenas duas vagas por preencher: Design, e Línguas e Relações Empresariais. Dos novos cursos apresentados este ano, a licenciatura em Engenharia Biomédica ficou próxima dos objetivos definidos (77%), e a licenciatura em Engenharia Física e Computacional obteve 40% de ocupação de vagas".