A Associação Portuguesa de Ciência Regional (APDR) realiza a 8 e 9 de julho, a Academia de Desenvolvimento Regional Sustentável. A iniciativa, que tem o apoio do Ensino Magazine, terá lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e antecede a conferência da APDR de 2025, que decorre nos dias 10 a 11 de julho, na Universidade Portucalense.
Os interessados em participar na Academia de Desenvolvimento Regional Sustentável deverão submeter a sua candidatura através de email (apdr@apdr.pt) até ao dia 30 de abril de 2025 (meia-noite CET).
Garantidas estão já as presenças de diferentes preletores nacionais e internacionais, casos de Álvaro Costa (Universidade do Porto), Ana Sargento (Politécnico de Leiria), Anabela Santos (Comissão Europeia), Andrea Conte (Comissão Europeia), António Cunha (CCDR-N), António Tiago (CM Maia), Marco martins (CM Gondomar), João Paulo Fernandes (ex-Ministro do Ambiente), Sofia Gomes (Universidade Portucalense), Duarte Rodrigues (Agência para o Desenvolvimento e Coesão) ou Joaquim Oliveira Martins (ex-conselheiro da Comissão Europeia), entre outros investigadores.
Recorde-se que a Academia de Desenvolvimento Regional Sustentável é organizada para um número limitado de participantes e foi concebida como um trampolim para carreiras acadêmicas de sucesso, examinando questões importantes como publicação, revisão e pesquisa colaborativa; o evento também oferece oportunidades de networking.
Durante a Academia de Desenvolvimento Regional Sustentável, os participantes irão produzir uma caracterização e diagnóstico da Cidade do Porto; Definir a estratégia de desenvolvimento sustentável para a cidade do Porto e desenhar e avaliar um dos projetos da estratégia, apresentando e discutindo a solução para o problema identificado.
A organização explica que "para a realização destas tarefas serão fornecidos aos participantes dados secundários sobre a cidade do Porto, um questionário a aplicar durante a visita de estudo e uma apresentação síntese dos principais métodos e da forma de os utilizar utilizando plataformas de software adequadas".