A Universidade de Évora (UÉ) preencheu 90% das vagas disponibilizadas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Das 1368 vagas foram preenchidas, nesta primeira fase, 1224. Ao Ensino Magazine a UÉ realça o facto de 1087 dos alunos colocados terem escolhido Évora na primeira opção.
Os resultados foram conhecidos dia 25 de agosto e as matrículas decorrem até ao dia 29 de agosto.
Somando-se aos resultados da 1.ª fase do CNA, os colocados através das restantes vias de acesso (como os concursos Maiores de 23, regimes especiais, concurso local em Música e estudantes internacionais), a Universidade de Évora estima que o número de novos estudantes ascenda, neste ano letivo, a 2315.
Ao Ensino Magazine a reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar, explica que “este resultado atesta a qualidade e reputação da Universidade de Évora na área do Ensino Superior. É um resultado que reflete o interesse dos estudantes pela Universidade de Évora, e indica que a instituição continua a ser uma opção atrativa e procurada por alunos provenientes de várias zonas do país. Reflete também que as apostas que têm vindo a ser feitas, nomeadamente na expansão da área da Saúde, mas também das Artes, têm sido corretas”.
A reitora sublinha que "num ano em que o número de candidatos ao Ensino Superior através do CNA teve uma redução, a Universidade de Évora teve uma forte procura sobretudo nos cursos das Escolas de Artes, de Ciências Sociais, de Enfermagem e da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano".
Em nota enviada à nossa redação, a Universidade de Évora diz ter preenchido na 1.ª Fase todas as vagas em 23 Cursos, em diferentes áreas. "Isto demonstra a elevada competitividade destas formações oferecidas pela nossa instituição, mas reflete também a forte procura por determinados Cursos que se destacam pela qualidade do ensino, relevância no mercado de trabalho e pelo prestígio associado à Universidade. Refiro, a título de exemplo, os Cursos de Medicina Veterinária, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Relações Internacionais, Design, Gestão e Arquitetura”, realça Hermínia Vilar.
Algumas das vagas que ficaram por preencher acompanham, segundo a Reitora da Universidade de Évora, “uma tendência observada também noutras instituições do ensino superior. Por exemplo, o Curso de Agronomia deixou vagas por preencher em todas as instituições”.
As 157 vagas sobrantes da Universidade de Évora estarão a concurso, na 2ª fase do CNA, que decorre entre 26 de agosto e 4 de setembro.