O projeto UBImpulso vai ter um reforço de verbas para obras e equipamentos, na ordem dos 135 mil euros, na vertente Adultos, e de 226 mil euros no Jovens STEAM, totalizando assim os dois ramos do programa um valor superior a 5,2 milhões de euros. Esta foi uma das novidades confirmadas durante a visita de uma delegação da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), a 28 de novembro.
A delegação contou com a participação do diretor-geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato, da subdiretora-Geral, Ângela Noiva Gonçalves, e da arquiteta Luísa Valério foram abordadas várias questões relativas ao estado de execução do projeto UBImpulso. Foram recebidos pelo reitor da UBI, Mário Raposo.
Seguiu-se reunião com o pró-Reitor para o Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais, João Lanzinha, que fez um balanço do projeto, demonstrando a execução física e financeira. Foram ainda mencionadas as metas atingidas até ao momento, bem como o estado das Alianças. Após a apresentação do balanço global, passou-se para a reflexão sobre os desenvolvimentos futuros do projeto.
Participaram quatro entidades parceiras, casos da AstroEstrela, Beira Escrita, Centro de Formação da Associação de Escolas da Beira Interior e Associação de Futebol de Castelo Branco, que partilharam as suas experiências enquanto parceiros e explicaram a sua participação no desenvolvimento conjunto de cursos não conferentes de grau, dirigidos à população adulta.
Após este ponto do programa, a equipa da DGES foi recebida na Faculdade de Ciências da UBI, onde verificou os últimos avanços na obra de construção do Centro Interativo de Ciências e observou alguns dos equipamentos adquiridos através do projeto, que em breve irão equipar o espaço. O Vice-Reitor da UBI para o Património, Infraestruturas e Sustentabilidade, Sílvio Mariano, esteve presente na visita.
Após a passagem pela obra, a equipa da DGES dirigiu-se ao Anfiteatro das Sessões Solenes, onde participou na cerimónia de atribuição das Bolsas UBI STEAM a mais de uma centena de estudantes. Os premiados foram contemplados com o valor da propina anual, numa iniciativa que contou com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia.