A Universidade da Beira Interior (UBI) é a primeira do país a emitir automaticamente e em formato digital o Cartão de Estudante Europeu, informou a instituição da Covilhã.
“A UBI é a primeira academia nacional a emitir, de forma consistente, o Cartão de Estudante Europeu, iniciativa que facilita a identificação do estatuto universitário fora de Portugal”, anunciou, em comunicado, a universidade.
Segundo a instituição, localizada na Covilhã, no distrito de Castelo Branco, o projeto, que pretende facilitar a mobilidade dos estudantes na Europa, é hoje apresentado em Lisboa, durante o European Student Card Initiative Day, no Instituto Superior Técnico.
“A ideia do Cartão de Estudante Europeu é funcionar como um ‘passaporte’ europeu que é reconhecido nos países participantes, garantindo autenticidade dos dados, reduzindo fraudes e facilitando o processo para ambas as partes, sem ser necessário emitir um novo cartão”, sintetizou a universidade.
A UBI acrescentou que a emissão do documento está a ser feita no momento da matrícula ou inscrição dos alunos, após o seu consentimento.
Com a implementação geral a expectativa é que os estudantes possam beneficiar de vantagens, especialmente quando participam em programas de intercâmbio como o Erasmus+.
Entre as vantagens estão descontos em alimentação, acesso a serviços fora das instalações académicas ou espaços reservados no campus universitário.
“O Cartão Europeu de Estudante é uma iniciativa essencial para melhorar a experiência de mobilidade estudantil na Europa, promovendo uma rede de apoio e serviços mais inclusiva e eficiente para estudantes e instituições”, explicou a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, citada na mesma nota.