A Universidade da Beira Interior acaba de iniciar a construção do Centro Interativo de Ciências da Universidade da Beira Interior (CIC-UBI), no piso superior da Faculdade de Ciências. A obra estará concluída no início do próximo ano.
Em nota enviada ao Ensino Magazine, a academia da Covilhã explica que o Centro é "fundamental na estratégia da UBI de promoção das áreas das ciências junto mais novos". Diz a universidade que o espaço pretende , "em simultâneo, captar o interesse do público adulto para as temáticas abordadas no domínio das ciências, através da realização de atividades dedicadas e do acolhimento de exposições itinerantes".
O Centro irá acolher um planetário, que visa despertar a curiosidade dos visitantes para os temas da astronomia.
Para a UBI, o Centro "é uma das medidas mais ambiciosas contratualizadas no âmbito programa UBImpulso, existindo a expectativa de que o novo espaço se torne num local de referência no que respeita à divulgação de atividades científicas junto da sociedade, naquela que será a casa do programa Cientista Júnior, assim como dos vários clubes de ciência protocolados entre a UBI e as escolas da região, ao abrigo do programa UBImpulso Jovens STEAM".
Esta é uma das principais medidas previstas no programa UBImpulso, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia. Conta com um investimento próximo dos 445 mil euros e estima-se que entre em funcionamento no decorrer do presente ano letivo.
Na mesma nota, a UBI refere quer se encontram a decorrer os procedimentos para a aquisição de equipamentos a instalar no futuro espaço.