A Universidade da Beira Interior (UBI) será a anfitriã da 53.ª reunião da Assembleia Geral da Rede Nacional de CSIRTs (RNCSIRT), a 13 de dezembro, na qual os membros vão debater diversos assuntos relevantes no panorama da cibersegurança nacional. Esta será a última da Rede no presente ano de 2024 e deverá congregar mais de 100 elementos das diversas entidades que a compõem.
A Rede integra equipas de resposta a incidentes informáticos de 63 entidades dos setores privado e público. Estão representadas algumas das mais importantes entidades nacionais, nomeadamente as Forças Armadas, instituições de Ensino Superior, empresas de telecomunicações, de energia, de retalho, seguradoras, entidades bancárias ou a Autoridade Tributária, entre outras.
A UBI, na figura da sua equipa de CSIRT (CSIRT.UBI) é membro da Rede desde 2018, tendo sido a 34.ª entidade a ter integrado a mesma. O CSIRT.UBI é constituído por funcionários dos Serviços de Informática, professores e estudantes do Departamento de Informática, sob coordenação do docente Pedro Inácio. Um dos seus elementos é membro da atual Comissão Executiva da RNCSIRT (o docente Bernardo Sequeiros).
A Rede Nacional de CSIRT disponibiliza um conjunto de atividades aos seus membros, nomeadamente serviço de diretório, coordenação de incidentes de segurança, fórum técnico, workshops de segurança e alertas de segurança.