A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) assinaram em julho um memorando de entendimento para a criação do primeiro Espaço Cidadão numa instituição de ensino superior em Portugal, que deverá estar a funciona até janeiro de 2025.
O Espaço Cidadão, inserido na oferta de atendimento omnicanal da AMA, complementar à prestação digital de serviços públicos, visa centralizar vários serviços de diferentes entidades num único ponto de atendimento, facilitando o acesso a serviços essenciais da administração central, local e de entidades privadas de interesse público. Este espaço na permitirá aos estudantes, funcionários e à comunidade local tratar de diversos assuntos administrativos de forma mais rápida e eficiente.
Entre os serviços disponíveis estarão a renovação da Carta de Condução, a solicitação de nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, a apresentação de despesas junto da ADSE, questões relacionadas com emprego e formação profissional, a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a solicitação do Cartão Europeu de Seguro de Doença e a adesão ao serviço Faturas Sem Papel, entre muitos outros.
Além da prestação de serviços, os Espaços Cidadão têm como objetivo a promoção da literacia digital, através do auto-atendimento assistido e via biometria com o qual se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública.
"Estamos muito entusiasmados com a assinatura deste protocolo que vai possibilitar a criação do primeiro Espaço Cidadão numa faculdade. Este memorando de entendimento marca um marco significativo não apenas para a nossa faculdade, mas para todo o ensino superior em Portugal", refere José Júlio Alferes, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.