A CESPU e a Direção Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) assinaram, a 7 de novembro, um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de competências dos alunos na área das inspeções sanitárias, disse ao Ensino Magazine aquela academia.
O acordo envolve também sete empresas do setor as quais estão disponíveis para receber os alunos do curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária do Instituo Universitário de Ciências da Saúde-CESPU.
A assinatura do protocolo decorreu no Hospital Veterinário Universitário da CESPU em Paredes, com a presença da Diretora-geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Susana Pombo, do membro do Conselho de Administração da CESPU, Luís Silva, assim como dos responsáveis de sete empresas do setor: Avicasal, Avisabor, Bracar, Carnes Landeiro, PEC Nordeste, Savinor.
Este protocolo representa a primeira vez que a DGAV, uma instituição universitária e representantes da indústria agroalimentar colaboram para a introdução de experiências em ambiente real de trabalho no currículo dos estudantes. Procura-se, deste modo, responder à necessidade identificada de mais técnicos qualificados na área das inspeções sanitárias em estabelecimentos de abate. E também contribuir para que os futuros veterinários compreendam na prática o papel que desempenham na medicina preventiva, no controlo de zoonoses e na proteção da saúde pública.