Cerca de 400 alunos estrangeiros de 23 nacionalidades candidataram-se à Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), que no próximo ano letivo vai realizar a primeira oferta formativa em inglês.
O recém-criado curso de Tourism Management (Gestão de Turismo) vai ser lecionado em inglês e dar “resposta ao número recorde de candidaturas internacionais” que chegaram àquela escola, destacou o Turismo de Portugal num comunicado do estabelecimento de ensino localizado em Faro.
O curso é uma das apostas formativas da EHTA para o ano letivo de 2024/2025, juntamente com o curso profissional de Técnico de Pastelaria/Padaria, único no Algarve, segundo a escola, e o curso pós-laboral de Gestão e Produção de Cozinha, assinalou.
“Nunca a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve recebeu tantas candidaturas internacionais como as que se verificaram na fase de regime especial, que decorreu em abril passado e que foi dedicado aos jovens não residentes em Portugal nem na União Europeia”, congratulou-se a EHTA.
A escola de formação profissional na área do turismo sublinhou que “perto de quatro centenas de alunos estrangeiros, de 23 nacionalidades, fizeram a sua candidatura”, com a maioria a optar pelo curso de Tourism Management, que será “lecionado integralmente em língua inglesa”.
Entre os países de origem dos candidatos estão a Nigéria, o Burundi, o Ruanda, o Bangladesh, as Filipinas, a Gâmbia, o Nepal ou Libéria, enumerou a EHTA e o Turismo de Portugal, que tutela as escolas de hotelaria em Portugal.
“Para os vários cursos ministrados em língua portuguesa, Angola lidera a lista dos países PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa] com mais candidaturas neste regime especial, seguido por Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Brasil”, acrescentou.
A EHTA considerou que entre os principais fatores de atração de alunos estrangeiros à sua oferta formativa está o “êxito alcançado por antigos alunos internacionais” que frequentaram cursos na escola algarvia.
“Os melhores embaixadores são, sem dúvida, os nossos ex-alunos internacionais. Uma elevada percentagem conclui com sucesso a formação na nossa escola e fica a trabalhar em Portugal. Aliás, a maioria obtém emprego logo na empresa onde realizou o estágio”, afirmou Maria Eduarda Freitas, do Departamento de Candidaturas Nacionais e Internacionais da EHTA, citada na nota.
Aos ex-alunos estrangeiros que permanecem em Portugal a trabalhar, quando terminam o curso, somam-se também os antigos alunos internacionais que regressaram às origens “mais qualificados e preparados para contribuir para o desenvolvimento dos seus países na área do Turismo”, acrescentou.
“Quanto aos alunos nacionais, a primeira fase de candidaturas já está aberta e decorre até 18 de junho (para os cursos profissionais, pós-9º ano) e 16 de julho (para os cursos pós-12º ano)”, anunciou ainda a EHTA, que junta o curso profissional de Técnico de Pastelaria/Padaria à tradicional oferta formativa em Cozinha, Pastelaria, Restaurante e Bar.
A criação de um curso em regime pós-laboral de Gestão e Produção de Cozinha, com componente presencial e ‘online’, é outra das novidades para o próximo ano letivo e vai permitir dar resposta aos “pedidos que têm chegado por parte de profissionais no ativo que pretendem potenciar os seus conhecimentos e adquirir qualificação de excelência”, promoveu ainda a EHTA.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, localizada em Faro, é uma das 12 que existem em Portugal e conta com “189 vagas para cursos na área da Cozinha, Pastelaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria/ Alojamento e Gestão de Turismo.