A professora do Departamento de Enfermagem e Investigadora do Comprehensive Health Research Centre (CHRC), da Universidade de Évora (UÉ), Lara Guedes de Pinho, acaba de ser distinguida com o "Prémio Extraordinário de Doutoramento" na área de enfermagem e saúde, ano letivo de 2020/2021, da Universitat Rovira i Virgili (URV), Tarragona, Espanha.
Em nota enviada à nossa redação, a UÉ explica que o "prémio é atribuído à melhor tese de entre os candidatos que obtiveram menção de cum laude na defesa da tese e que tenham pelo menos uma contribuição científica derivada da tese de doutoramento".
Lara Guedes de Pinho defendeu a sua tese sobre "Eficácia do Treino Metacognitivo nos delírios, alucinações, insight cognitivo e funcionalidade na esquizofrenia", tendo quatro artigos científicos publicados em revistas internacionais de elevado fator de impacto.
Na sua tese Lara Guedes de Pinho explica que o seu estudo “enquadra-se na linha de investigação na área de enfermagem de saúde mental e psiquiatria focando-se na intervenção especializada à pessoa com necessidade de intervenção nos delírios, alucinações, insight cognitivo e funcionalidade" No seu entrender, "importa definir estes conceitos, bem como a patologia que lhes está associada – a Esquizofrenia".
A investigadora adianta que esta é, "talvez, a doença mental grave mais enigmática no ramo da psiquiatria sendo fundamental o envolvimento do paciente no seu processo terapêutico".