Os arquitetos paisagistas Fernando Santos Pessoa e Alexandre Cancela D´Abreu são os vencedores deste ano do prémio Ambiente e Paisagem Gonçalo Ribeiro Telles. A entrega da distinção decorreu a 25 de maio, no salão nobre dos Paços do Concelho, em Lisboa.
Alexandre Cancela D´Abreu, professor aposentado da Universidade de Évora, sucede a outra docente da institituição, Aurora Carapinha, que no ano passado venceu o prémio com o advogado Sá Fernandes.
Em nota enviada ao Ensino Magazine, a Universidade de Évora recorda que “Alexandre Cancela d'Abreu desenvolveu ao longo do seu percurso académico investigação relevante na área do ordenamento do território, tendo elaborado importantes planos, estudos e pareceres”.
Segundo a mesma nota, "o Prémio Gonçalo Ribeiro Telles é uma iniciativa conjunta da família Ribeiro Telles, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, da Ordem dos Engenheiros, da Causa Real, da Universidade de Évora e da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, que pretende anualmente homenagear a visão do Professor Gonçalo Ribeiro Telles, premiando personalidades que se tenham destacado nas áreas do ambiente e da paisagem e com percursos de vida ligados ao serviço cívico".