A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) iniciou em dezembro a realização de testes à COVID-19 em profissionais de estruturas residenciais para idosos e unidades de cuidados continuados de resposta a pessoas idosas, crianças, jovens e pessoas com deficiência, onde não exista identificação de casos suspeitos ou positivos. O objetivo é prevenir e mitigar a ocorrência de surtos nestas estruturas de apoio social.
O trabalho é desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado com o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (MTSS), através do Instituto da Segurança Social (ISS). Os profissionais daquelas estruturas estão a ser encaminhados para a Unidade de Saúde da UTAD, onde são testados por enfermeiros qualificados e sob a Direção Clínica do médico Pedro Felgar. As amostras são enviadas para o Centro de Testagem COVID-19 da UTAD.
O objetivo é ampliar e melhorar a resposta ao trabalho em rede que tem vindo a ser realizado com as autoridades de saúde, e agora também com o MTSS, “sempre com sentido de responsabilidade e compromisso para com a Região e os seus cidadãos”, afirma Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD.