O Instituto Politécnico de Saúde do Norte - CESPU acolheu, no passado dia 7 de fevereiro, as III Jornadas de Secretariado Clínico. Organizadas pelo CTeSP em Secretariado Clínico lecionado no IPSN, com o apoio da Escola Superior Norte da Cruz Vermelha Portuguesa e da ESTGA da Universidade de Aveiro, o evento contou com a presença de 214 participantes.
A Associação Portuguesa de Ciência Regional (APDR) realiza a 8 e 9 de julho, a Academia de Desenvolvimento Regional Sustentável. A iniciativa, que tem o apoio do Ensino Magazine, terá lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e antecede a conferência da APDR de 2025, que decorre nos dias 10 a 11 de julho, na Universidade Portucalense.
A Universidade de Évora vai abrir, já no próximo ano letivo, o novo Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde. Acreditado pela A3ES vai abrir com 20 vagas e as candidaturas começam a 27 de fevereiro.
Estudantes universitários portugueses e da Noruega participaram, de 14 a 16 de fevereiro, em Ponte de Lima, na 1ª edição do Moot Court EFTA. Promovido pela Sociedade Portuguesa de Direito Internacional (SPDI), em parceria com a Innlandet University College, da Noruega e financiado no âmbito do Fundo de Relações Bilaterais, o evento reuniu equipas de universidades portuguesas, de uma universidade norueguesa e ainda uma equipa Eslovénia, um dos países beneficiários dos EEA Grants.
A estudante da Universidade da Madeira (UMa), Jéssica Rodrigues, é a nova campeã do Mundo júnior de patinagem de velocidade no gelo, na disciplina de mass start. A jovem portuguesa conquistou o ouro, em Collalbo, Itália, sendo o primeiro título mundial para Portugal nos desportos de inverno.
A Universidade de Évora atribuiu, no passado dia 19 de fevereiro, o título de Doutor Honoris Causa ao antigo ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo. A sessão solene contou com a presença do primeiro Presidente da República eleito democraticamente após o 25 de Abril de 1974, António Ramalho Eanes, e de outras personalidades como o antigo ministro do Ambiente, Luís Nobre Guedes, o antigo presidente da Câmara de Castelo Branco (terra natal de Marçal Grilo), Joaquim Morão, o atual Diretor-Geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato, o antigo presidente do Sporting, José Roquete, o presidente cessante do Conselho Geral da UÉ, João Carrega, ou o reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Ferreira, entre outras.
A dissertação intitulada ‘Contributos do Exercício Físico para Qualidade de Vida da Pessoa Idosa’ é a vencedora da terceira edição do Prémio de Mérito Duarte Simões, promovido pelo Rotary Club da Covilhã (RCC). Ana Isabel da Graça Henriques é a autora do trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI).
O Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) da Universidade da Beira Interior (UBI) elaborou o projeto de reabilitação do antigo Palácio Ducal, em Trancoso, obra para a qual o município acaba de abrir concurso, estando orçada em mais de 3,4 milhões de euros, o que vai permitir instalar ali o Museu local.
Andreia Garcia, docente do Departamento de Engenharia e Arquitetura (DECA) da Universidade da Beira Interior (UBI) será a responsável por uma das principais exposições que estarão patentes no Pavilhão de Portugal, na Expo Osaka 2025, que ocorrerá entre 13 de abril e 13 de outubro, na ilha artificial de Yumeshima, na baía de Osaka.
Bárbara Coimbra, João Oliveira e Nuno Dinis Alves, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho, foram distinguidos pela Fundação Bial, com 60.000 euros cada, para desenvolverem projetos sobre o papel dos circuitos neurais na aprendizagem, na memória e na flexibilidade cognitiva, respetivamente.
O Speed Dating Intergeracional, um evento que junta diferentes gerações num momento de partilha e descoberta, decorre a 26 de fevereiro, das 15 às 17, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, em Lisboa. É organizado no âmbito da Rede ¼, que desafia seniores que têm quartos disponíveis e estudantes universitários à procura de alojamento a conhecerem-se num formato dinâmico e informal, incentivando o conhecimento, o diálogo e a empatia.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acaba de lançar um novo livro técnico, intitulado ‘Chaves Dicotómicas dos Géneros de Abelhas de Portugal. Hymenoptera: Anthophila’, que está disponível online a título gratuito. Trata-se de um produto dos projetos PolinizAÇÃO e EPIC-Bee, em colaboração com a Imprensa da Universidade de Coimbra.
A Universidade do Minho e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) consolidaram a cooperação para a próxima década, através da formalização do Polo do INESC TEC na UMinho. O protocolo foi assinado a 10 de fevereiro, entre o presidente do INESC TEC, João Claro, e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, no salão nobre da Reitoria, em Braga.
A Universidade do Algarve atribuiu este ano 107 Bolsas de Excelência, as quais foram entregues na 13ª edição das Bolsas de Excelência, numa sessão pública que decorreu, no dia 6 de fevereiro, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, no Campus de Gambelas.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA de Lisboa acaba de anunciar o regresso do NOVA FCT Challenge, um desafio académico destinado a alunos do 12.º ano, que tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma experiência imersiva em áreas como a Engenharia, Ciências Exatas, Tecnologia e Sustentabilidade.
Um estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) concluiu que poucos índices biológicos usados na monitorização dos rios contemplam a análise das espécies exóticas e que a abundância de espécies exóticas está associada à degradação dos rios, tendo um efeito significativo na abundância e presença das espécies nativas.
Uma equipa de investigadores coordenada por José Pedro Rocha, da Escola de Ciências da UMinho (ECUM), desenvolveu um (bio)sensor eletroquímico capaz de detetar e quantificar toxinas e alergénios em peixe e frutos do mar. Estes dispositivos permitem análises descentralizadas realizadas pelas próprias indústrias pesqueiras, eliminando a necessidade de recorrer a laboratórios de análises certificados.
A Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (FMCB) da Universidade do Algarve (UAlg) organiza o Curso de Preparação para Ambientes Hostis (HEAT), de 16 a 18 de maio. A formação, desenvolvida em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, é essencial para quem trabalha em zonas de alto risco ou quer estar preparado para catástrofes, desastres naturais e conflitos.