A Unesco anunciou o lançamento de um curso ‘online’ gratuito que pretende dotar os participantes de capacidades de alfabetização mediática e informacional para combater a desinformação climática.
“A desinformação prejudica os direitos humanos, o desenvolvimento sustentável e ameaça os processos democráticos, enquanto a crise climática põe em risco a nossa própria existência”, afirmou a diretora-geral adjunta de comunicação e informação da Unesco, Tawfik Jelassi, em comunicado.
A responsável destacou que a desinformação climática, amplificada pelas redes sociais e pela Inteligência Artificial (IA), “não só ressurge no debate público, como também obstrui políticas ambientais sólidas e ações climáticas eficazes”.
Neste sentido, a organização lançou um curso ‘online’ que tem como objetivos “melhorar a compreensão das mudanças climáticas e a importância de identificar e confiar em dados baseados em evidências e factos científicos”, bem como o desenvolvimento do pensamento crítico e verificação de factos.
A nova ferramenta combina uma variedade de explicadores, casos de estudo, atividades interativas e vídeos que desvendam os conceitos-chave sobre mudanças climáticas e desinformação.
A inscrição no curso é possível através da seguinte ligação: https://www.framerspace.com/course/climate-change-mil/?cid=66c4d62fd5a7ecdca11b28b3.