A Comissão Nacional da UNESCO associou-se uma vez mais, à celebração da Semana da Educação Artística da UNESCO, tendo divulgado e promovido a dinamização de atividades e eventos junto das Redes UNESCO.
Este ano, o Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena (AEPAL), escola associada da UNESCO, na Malveira associou-se a esta celebração, igualmente com a comemoração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, no dia 21 de maio.
Participaram, com muito entusiasmo, a comunidade educativa da AEPAL em diversos momentos em formato de sessões paralelas, e ao longo de todo o dia: oficinas, arte coletiva, desfile de trajes típicos e marchas populares, a apresentação de bancas de gastronomia proveniente de vários países, e receitas da diversidade gastronómica elaboradas pelos alunos, o lançamento do livro "As nossas aventuras", sessões de cine-letras, venda de produtos biológicos, a apresentação de práticas de cultura e tradições dos projetos ERASMUS+ e a projeção dos projetos
E-Twinning. No final, foi hasteada a bandeira "Escola Azul".
Em vários espaços da escola, estiveram patentes diversas exposições: O fundo do nosso oceano; Móbiles; Animais Luminescentes; Criativista, Animais do Fundo do Mar e Me and the SEA.
Saber mais: https://www.unesco.org/en/weeks/arts-education
Na continuação da celebração da Semana da Educação Artística da UNESCO (19/25 de maio), a Escola Dr. Horácio Bento Gouveia (EHBG), no Funchal, escola associada da UNESCO, associou-se à CNU na celebração da Semana. Participaram nesta celebração, a comunidade educativa da EHBG, e outras escolas associadas e não associadas à UNESCO, na Madeira.
No período da manhã, e após uma visita guiada à escola, assistiu-se à atuação da Special Band de Carlos Salgado, e tiveram lugar as conferências proferidas pelo realizador de cinema Luís Miguel Jardim, sobre o tema “A importância do cinema para os jovens”, e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Funchal, sobre o tema “Sensibilização das Crianças e Jovens através da Educação”.
No período da tarde, no módulo “Luzes, Câmara, Ação! A Linguagem Cinematográfica em Contexto Escolar”, assistiu-se à apresentação do projeto “Cine Canas e curta-metragem A Bem da Nação, pela Escola dos 2º e 3ºs ciclos do Caniço – escola associada da UNESCO. Posteriormente, a atuação da peça de teatro “No Louco Ecrã”, pelos formandos do 3º ano do curso Básico de Teatro Conservatório – Escola profissional das Artes da Madeira – em regime articulado com a escola dos Louros.
O dia terminou com a conferência proferida por Ricardo Lapa – Coordenador Regional de Expressão Plástica, sob o tema “Retrospetiva sobre as Artes da Madeira” e a atuação da Escola de Dança do Funchal.
Em atividades paralelas, foi apresentada a atividade “Maleta Salete, de Poesia Visual Portuguesa”, dinamizada pelo serviço educativo do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira – Biblioteca Associada à Rede de Bibliotecas CNU, esteve patente a Exposição “Dias de Arte”, da Escola dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, a Exposição “Reservas da Biosfera” da Câmara Municipal de Santana e uma banca de música Tradicional Madeirense, dinamizada pela Associação Musical e Cultural Xarabanda, da Câmara Municipal, do Funchal.