No dia 29 de maio de 2024, teve lugar uma Marcha pela Paz e pela Liberdade, no Dia Internacional da Manutenção das Forças da Paz da ONU, promovida pela Escola Básica Luís de Camões e pela equipa do AECCB do projeto Rede das Escolas Associadas da UNESCO, em parceria com o projeto educativo e cultural municipal “De Famalicão para o Mundo”/“Comemorações municipais 50 anos 25 de Abril”, o Agrupamento de Escolas D. Sancho I, e em articulação com o Projeto Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes dos dois agrupamentos de escolas. Do AECCB participaram ainda os alunos das escolas básicas de Antas e de Seide.
No evento participaram mais de 600 alunos desde o pré-escolar ao secundário, o Vereador da Cultura, Dr. Pedro Oliveira, um elemento da Comissão de Honra das Comemorações municipais “50 Anos 25 de Abril”, Eng. Artur Lopes, professores e encarregados de educação.
O trajeto foi curto e passou “por lugares que contam histórias” pejados de simbolismo, por onde todos passaram vestidos com camisolas brancas a empunhar cartazes coloridos e a bradar frases em prol da paz, da liberdade e em defesa dos direitos humanos. Ao passarem junto ao monumento de homenagem aos heróis mortos na 1ª Guerra Mundial, na Praça 9 de Abril, entoaram em voz alta o Hino Nacional.
A Marcha prosseguiu e percorreu uma parte da Av. 25 de Abril, subiram a Rua Augusto Correia e entraram no recinto dos Paços do Concelho, onde alunos do secundário apresentaram o puzzle “Expressa-te pela paz!”, a jovem Mariana Domingues do grupo Alçapão declamou a “Ode à Paz” de Natália Correia, os alunos da escola D. Sancho I tocaram e cantaram Imagine de John Lennon, orientados pela animadora sociocultural Ângela Silva, os petizes do pré-escolar cantaram “Somos livres”. Para nos receber, ladearam o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Mário Passos, o Dr. Augusto Lima, Vereador da Educação, e o Dr. Pedro Oliveira, Vereador da Cultura, o professor Ricardo Ferreira em representação da Direção do AECCB, a Dra. Arminda Ferreira, coordenadora do PEC “De Famalicão para o Mundo”, a professora Fátima Oliveira, coordenadora do projeto da Rede das Escolas Associadas da UNESCO do AECCB e dois elementos da Comissão de Honra das Comemorações Municipais “50 Anos 25 de Abril”: a ilustríssima Dra. Margarida Malvar e o Eng. Artur Lopes.
O edil louvou a iniciativa e dirigiu algumas palavras aos presentes, crianças, jovens e adultos, referindo que deve haver mais “sensibilidade para protegermos a paz e a liberdade, dois valores fundamentais para a nossa felicidade”. Esta preocupação com a paz é uma missão que é de todos e é cada vez mais importante estarmos alerta, mesmo em Portugal, uma vez que “a guerra está instalada na Europa”, não muito longe de nós.
Agradecemos a presença e colaboração de todos os envolvidos, de modo especial aos alunos de audiovisuais, à Polícia Municipal que apoiou e acompanhou todo o percurso dando segurança aos manifestantes da Paz e da Liberdade e aos Encarregados de Educação e em especial à Diretora do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Dra. Maria Helena Carvalho Dias Pereira.