A Rede de Escolas Associadas da UNESCO (ASPnet) une mais de 12.000 escolas em 182 países em torno de um objetivo comum de construir a paz nas mentes das crianças e dos jovens. Através de ações concretas, as escolas membros promovem os ideais da UNESCO, valorizando os direitos e a dignidade, a igualdade de género, o progresso social, a liberdade, a justiça e a democracia, o respeito pela diversidade e a solidariedade internacional. A Rede opera a nível internacional e nacional com três prioridades claras: educação para o desenvolvimento sustentável, educação para a cidadania global e aprendizagem intercultural e patrimonial.
Falamos de uma rede global de milhões de estudantes, professores, diretores e comunidades escolares, empenhados em promover e transmitir os valores da UNESCO através da educação. Coordenadores Nacionais em 182 países, designados pelas Comissões Nacionais da UNESCO, são responsáveis pelas redes nacionais e uma equipa na sede da UNESCO juntamente com os coordenadores nacionais e as escolas membros, desenvolve projetos, iniciativas e campanhas globais.
A Rede atua como um laboratório de ideias para a qualidade da educação, inovação e transformação para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, Meta 7, e como um motor para a defesa de políticas baseadas em evidências. Também tem a oportunidade de estabelecer parcerias com a Rede de Cátedras UNESCO, Cidades de Aprendizagem e Cidades Criativas, Reservas da Biosfera, Sítios do Património Mundial, Geoparques, Clubes e com as Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO.
Portugal conta atualmente com 156 estabelecimentos de ensino.
Saber mais em https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/redes-unesco/escolas-associadas-da-unesco
Os 4 objetivos principais da Rede:
1. As escolas como laboratórios de ideias
Capacitar escolas em todo o mundo para impulsionarem a inovação e a transformação e para agirem como laboratórios vivos para a cidadania global, a compreensão intercultural e a sustentabilidade.
2. Rede e colaboração globais.
Fortalecer a cooperação e a colaboração internacionais, a partilha de conhecimentos e as parcerias entre países e escolas.
3. Capacitação
Desenvolver capacidades institucionais e humanas para um ensino inovador e uma aprendizagem participativa, particularmente através de abordagens que incluam toda a escola.
4. Comunicação e defesa de direitos
Promover a educação transformadora e abordagens que abrangem toda a escola para a melhoria da qualidade e aumentar a aceitação dentro e fora da ASPnet, junto do público em geral e dos decisores políticos.
A Rede traz a voz da comunidade escolar para o debate global sobre o Futuro da Educação; impulsiona a inovação na formação de professores através de comunidades de prática; promove o desenvolvimento sustentável; oferece uma plataforma global para estudantes trocarem ideias; promove uma abordagem de toda a escola e apoia a aprendizagem intercultural e a diversidade cultural.
Uma nova Estratégia entrou em vigor até 2030, sob o tema Construir um futuro pacífico e sustentável através de uma educação transformadora.
Saber mais em https://www.unesco.org/en/aspnet
A partir de setembro, a UNESCO reabrirá a sua plataforma com acesso a novas candidaturas à Rede de escolas associadas da UNESCO.