Realizou-se na ilha Terceira o Primeiro Encontro de Redes UNESCO nos Açores, promovido pela Cátedra UNESCO da Universidade dos Açores, Biodiversidade e Sustentabilidade em Ilhas Atlânticas.
Este Encontro destinou-se às redes UNESCO representadas nos Açores, a saber, Cátedras UNESCO, Cidades de Aprendizagem, Clubes UNESCO, Escolas Associadas, Geoparques Mundiais da UNESCO, Reservas da Biosfera, Património Mundial e Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO.
O objetivo do Encontro foi o de promover um maior conhecimento recíproco e uma maior interação entre as diferentes redes UNESCO existentes nos Açores, de acordo com a recomendação da Comissão Nacional da UNESCO, que realiza bienalmente, fóruns nacionais das redes UNESCO representadas em Portugal.
As Redes UNESCO encontram-se muito presentes e ativas nos Açores, nas suas variadas áreas de intervenção e abrangem públicos variados.
A UNESCO tem realizado esforços para construir redes entre as nações, através da mobilização da educação para que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, como um direito humano fundamental; a construção da compreensão intercultural – na proteção do património e no apoio da diversidade cultural; a proteção dos locais de valor excecionais; a cooperação científica e a promoção da partilha do conhecimento e a defesa da liberdade de expressão.